Modal vai continuar existindo após ter sido adquirido pela XP?

Na última sexta-feira (7), a XP anunciou a aquisição de 100% do Banco Modal. A transação acontecerá por meio da troca de ações. Como forma de pagamento, os acionistas do Modal receberão ações ou BDRs da XP. Diante dessa notícia, entenda se o Modal vai continuar existindo após ter sido adquirido pela XP.

Ao todo, os acionistas do Banco Modal receberão 19,5 milhões de novas ações classe A ou BDRs da XP Inc. Isso representa um prêmio médio de 35% sobre o valor médio dos últimos trinta dias do Modal em Bolsa.

Em comunicado, foi dito que as duas instituições “vão acelerar o processo de disrupção que vem acontecendo na indústria financeira no Brasil, caracterizada por um alto potencial de crescimento e poucos players dominantes”.

Como exemplificação, em setembro do ano passado, a XP Inc. e o Modal tinham, juntos, 3,8 milhões de clientes ativos.

Já os cinco maiores bancos brasileiros totalizavam 457 milhões de clientes totais com relações bancárias. Além disso, estes maiores bancos possuíam 175 milhões de clientes com operações de crédito, sem excluir duplas contagens.

Ao considerar a receita líquida, nos últimos 12 meses até setembro de 2021, a XP Inc. e o Modal somaram R$ 11,8 bilhões — contra R$ 427 bilhões totalizados pelos cinco maiores bancos do país.

Conforme a nota, as duas instituições “compartilham a missão de superar as expectativas de seus clientes”. Também foi destacado o objetivo de democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros de alta qualidade a um custo acessível.

Há a expectativa “que a combinação dos negócios agregue valor de maneira consistente e sustentável aos acionistas de ambas as companhias”.

Modal vai continuar existindo após ter sido adquirido pela XP?

Em comunicado aos clientes, o Banco Modal informa que continuará segregado para o cliente final. “Nada mudará na nossa relação com você e na forma como conduzimos nosso negócio. Sua conta continua no Modal com todos os serviços e diferenciais que você tem hoje”, declara a instituição.

Diante deste negócio com a XP, o Modal afirma que passa a integrar um grupo maior — juntando forças e procurando sinergias para que o investidor acesse melhores serviços, produtos e assessoria do mercado financeiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.