Pagamentos via QR Code serão cada vez mais utilizados, projeta especialista

O pagamento via QR Code promete ser uma tendência cada vez mais utilizada. Especialistas projetam que a tecnologia será comum para pagamento na rua ainda em 2022.

Realizar pagamentos de maneira digital é um método que deve quase multiplicar até 2030, é o que revela estudo feito pela multinacional PwC Brasil.

A corrida da indústria para aderir a forma de pagamento através de QR Code já teve início. A tecnologia que já vem sendo utilizada e se tornou mais popular durante a pandemia da Covid-19, onde os lugares passaram a fornecer seus cardápios via QR Code, entretanto a ideia não tem agradado muito a população por apresentar problemas operacionais. Para 2022, a expectativa é que seja um ano de mudança para o uso e adesão da tecnologia.

Projeções 

Em estudo divulgado recentemente, em dezembro de 2021, a PwC apresentou o cenário de pagamentos no mundo em 2025 e 2030. Em oito anos o número de transações sem dinheiro físico deve triplicar e ainda passar de 3 trilhões em 12 meses.

O estudo revela ainda que a África ultrapassará a América Latina. A Ásia e o Pacífico seguem líderes em velocidade e número de transações.

Pagamento via QR Code

Diante de um cenário que prevê a valorização de pagamentos de forma digital, o QR Code terá destaque. As fintechs, que possuem uma visão de mercado mais atualizada que as empresas tradicionais, já buscam inserir a tecnologia.

O PIX, em pouco mais de um ano em funcionamento, é hoje um meio de pagamento eletrônico forte e consolidado entre os brasileiros. O pagamento via QR Code que substitui o cartão e a maquininha virá forte nas ruas e deve alavancar as infraestruturas de pagamentos instantâneos.

Em São Paulo, o pagamento da tarifa de ônibus via QR Code saiu de sua fase experimental. O SP Pass permite que passageiros carreguem seus créditos no aplicativo e paguem suas passagens sem utilizar dinheiro em espécie. Acredita-se que durante o ano de 2022 a tecnologia chegue para ainda mais paulistanos. 

Com o pagamento QR Code o consumidor terá acesso fácil e barato a pagamentos digitais, tanto em um dispositivo tradicional de ponto de venda ou disposição móvel para comerciantes e consumidores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.