Minoria dos brasileiros sabe o que é Open Banking; confira o que você precisa saber

Minoria dos brasileiros sabem o que é Open Banking. Menos de 15% da população sabem do que se trata o conceito, é o que revela a pesquisa da Bain & Company realizada entre os últimos meses de  julho e setembro.

Apesar da baixa porcentagem, a última pesquisa ainda mostra resultados melhores que a feita meses antes, no primeiro trimestre de 2021, quando apenas 5% dos entrevistados afirmaram entender a ferramenta.

Fases do Open Banking

O Banco Central (BC), implementou em 2021 a maior parte do Open Banking, o sistema financeiro aberto que permite que os dados dos clientes sejam padronizados e compartilhados. O intuito do sistema é que produtos e serviços bancários possam atender às necessidades do público de maneira personalizada.

O Open Banking teve início em fevereiro de 2021, com uma primeira fase burocrática para tratar do compartilhamento de dados públicos das instituições participantes. 

Em 13 de agosto, a segunda fase passou a funcionar impactando na vida do consumidor que podia compartilhar seus dados cadastrais, como nome, CPF ou CNPJ, endereço, cartões, entre outras informações. Já em 29 de outubro teve início a terceira fase que permitiu aos consumidores começarem suas transações, pagamentos e transferências usando o PIX por canais que não são necessariamente o internet banking do seu banco. A etapa quatro ampliará produtos e serviços oferecidos por meio do compartilhamento de dados.

Calendário do Open Banking previsto para 2022

Fase 3 do Open Banking:

As instituições participantes devem passar a:

29/10/21 – Oferecer pagamento com Pix;

15/02/22 – Oferecer pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição;

30/06/22 – Oferecer pagamento de boletos;

30/09/22 – Oferecer pagamentos com débito em conta.

Escopo Open Finance (OB +OPIN):

Instituições participantes devem passar a:

15/12/21 – Ter certificação para receber e enviar dados de produtos e serviços de seguros (Open Insurance), previdência complementar aberta e capitalização (OB e OPIN);

11/03/22 – Ter certificação para serviços de credenciamento em arranjos de pagamento (OB);

18/03/22 – Ter certificação para receber e enviar dados relativos à operações de câmbio (OB);

25/03/22 – Ter certificação para receber e enviar dados relativos contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento (OB);

31/05/22 – Enviar e receber dados transacionais referentes ao escopo acima, mediante prévia autorização do cliente (OB);

01/09/22 – Fase 2 do Open Insurance (início do compartilhamento de dados entre seguradoras e bancos);

01/12/22 – Fase 3 do Open Insurance (execução de serviços oferecidos pelas seguradoras).

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.