IPVA 2022: 4 estados permitem pagamento pelos canais digitais do Itaú; confira como pagar

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já começou a ser cobrado pelas unidades federativas. A incidência deste imposto ocorre uma vez ao ano, podendo ser pago em cota única ou parcelado.

IPVA 2022: 4 estados permitem pagamento pelos canais digitais do Itaú; confira como pagar
IPVA 2022: 4 estados permitem pagamento pelos canais digitais do Itaú; confira como pagar. (Imagem: FDR)

Tradicionalmente, o IPVA costumava ser pago somente em agências bancárias e agentes financeiros licenciados, como casas lotéricas. Mas com o passar do tempo e a evolução dos meios digitais, novas formas de pagamento surgiram para facilitar a vida financeira dos contribuintes sem que precisem sair de casa. 

Pensando nisso, o banco Itaú resolveu adequar e vincular toda a tecnologia que tem investido para os clientes, em uma ferramenta exclusiva para quem já está se preparando para quitar o IPVA. Neste sentido, o banco passou a aceitar os pagamentos deste tributo em suas agências físicas e canais remotos. 

No entanto, é importante explicar que, por hora, este serviço está disponível apenas para os Estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Rio Grande do Sul (RS) e Paraná (PR). Nestas unidades federativas, os contribuintes que são clientes do banco estão a um clique de manter a vida tributária em dia, bastando acessar os canais digitais da instituição. 

É importante mencionar que existe uma versão exclusiva do aplicativo Itaú para os veículos registrados no Estado de São Paulo. Para isso, basta seguir este passo a passo:

  • Abra o aplicativo do Itaú no seu celular;
  • Acesse sua conta com os dados da agência, conta corrente e senha eletrônica;
  • Clique na aba “transações”;
  • Toque em “detran.sp”;
  • Cadastre o veículo ou selecione um veículo já cadastrado;
  • Siga as instruções e faça o pagamento pela plataforma.

Enquanto isso, os clientes do Itaú que preferirem pagar o IPVA pelo navegador, devem:

  • Acessar o site do Itaú;
  • Digitar os dados da conta junto à agência, como conta corrente e senha eletrônica;
  • Digitar no campo de busca por “detran”;
  • No menu “Pagamentos ao Detran”, clique em “continuar”;
  • Selecione o estado do seu veículo e clique na opção “IPVA”; 
  • Siga as instruções e efetue o pagamento.

O que é o IPVA 

O IPVA é um tributo estadual, instituído pelas unidades federativas, cujo valor arrecadado é direcionado ao Tesouro Nacional. Qualquer cidadão que possua um veículo como carro, moto, caminhão, ônibus, van ou micro-ônibus, está sujeito a esta contribuição.

O montante se trata do dinheiro responsável por custear as despesas estaduais, bem como, investimentos em obras e serviços. É importante ressaltar que, o governante tem o direito de definir quais os gastos mais necessários, sem que precise ser aplicado exclusivamente no recapeamento de estradas ou malha viária.

Do produto arrecadado, 50% é destinado ao Estado e os outros 50% ao município onde o veículo estiver licenciado, inscrito ou matriculado. No final, o dinheiro é recebido pelos Estados e Distrito Federal através das Secretarias de Fazenda. Cabe a cada unidade federativa, estabelecer a alíquota que incidirá sobre o IPVA.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.