Fundos imobiliários: confira o top 5 dos especialistas para 2022

Em 2020 e 2021, os fundos imobiliários tiveram desempenho negativo. Para este ano, alguns fatores preocupam investidores. Apesar disso, há especialistas que acreditam que existem carteiras boas para aplicar. Conheça cinco recomendações para 2022, segundo especialistas consultados pelo InfoMoney.

publicidade
Fundos imobiliários: confira o top 5 dos especialistas para 2022
Fundos imobiliários: confira o top 5 dos especialistas para 2022 (Imagem: Montagem/FDR)

Para encontrar os fundos imobiliários que estão ano radar do mercado para este ano, o InfoMoney consultou relatórios e ouviu gestores e analistas. A apuração foi realizada nas últimas semanas.

A lista dos fundos mais frequentemente recomendados para o novo ano possui cinco FIIs — dos segmentos de recebíveis, lajes corporativas, shopping centers, renda urbana e logística. Atualmente, todos vem sendo negociados com cotações próximas ou menor do que seu valor patrimonial.

publicidade

O indicador P/VPA (preço sobre o valor patrimonial) indica o “desconto” da cotação de um FII em relação ao seu valor patrimonial. Quanto mais próximo for de 1 o resultado do indicador, mais perto do preço justo a cotação está. Os fundos com indicador abaixo do que 1 são negociados com desconto.

Cinco fundos imobiliários mais mencionados pelos especialistas

  • BTG Pactual Logística (BTGL11): P/VPA de 1,07

Em relatório, o fundador da Suno Research, Tiago Reis, observa a BTG Pactual como uma boa opção, “com grande potencial de longo prazo, sobretudo por possuir uma boa diversificação de inquilinos, imóveis com altíssima qualidade e bem próximos à capital paulista”.

  • Valora RE (VGIR11): P/VPA de 1,02

O analista de fundos imobiliários da Nord Research, Marx Gonçalves, declara que, por conta da carteira atrelada, especialmente, ao CDI, a Valora passou por dificuldade quando a Taxa Selic estava baixa.

Contudo, com a taxa de juros aumentando, o analista afirma que “também deve ser reconhecido”. Gonçalves alega que “hoje já pode estar próximo do valor patrimonial, mas mesmo assim, a expectativa é boa para o futuro”.

publicidade
  • CSHG Renda Urbana (HGRU11): P/VPA de 1,00

Recentemente, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou operação do fundo que previa a aquisição de 11 imóveis direcionados ao segmento de varejo. A analista da XP, Maria Fernanda Violatti, entende a compra como positiva.

A XP projeta “que a transação terá um impacto positivo na distribuição de dividendos do fundo”.

publicidade
  • HSI Malls (HSML11): P/VPA de 0,86

Em relatório, analistas do BTG Pactual declaram que “os complexos comerciais da carteira do HSI estão muito bem posicionados e voltados para o perfil do consumidor de classe B”. este grupo, segundo o banco, está “mais resiliente às variações econômicas”.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

  • CSHG Real Estate (HGRE11): P/VPA de 0,82
publicidade

O analista de fundos imobiliários da Eleven Financial, Raul Grego, considera “um bom portfólio para a retomada do segmento de lajes”. Conforme ele, “o modelo híbrido de escritórios deve prevalecer e a taxa de vacância deve reduzir a partir de 2022”.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.