É possível pagar o IPVA 2022 pelo Nubank?

Se engana quem pensa que o recebimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma tarefa e privilégio exclusivos dos bancos tradicionais. Os clientes do banco digital Nubank também podem manter a vida tributária em dia pela plataforma. 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
É possível pagar o IPVA 2022 pelo Nubank?
É possível pagar o IPVA 2022 pelo Nubank? (Imagem: FDR)

No entanto, é essencial que tanto para o IPVA, quanto para o licenciamento e seguro obrigatório, que os contribuintes acessem o portal da Secretaria de Estado da Fazenda Competente para verificar a existência de alguma restrição relacionada à quitação do imposto apenas a bancos conveniados.

Normalmente, a informação pode ser verificada na aba do site onde constam todas as outras instruções de pagamento do IPVA

publicidade

Para se manter em dia por meio do Nubank, antes de mais nada, é essencial que o contribuinte possua saldo o suficiente em conta para efetuar o pagamento deste imposto. Do contrário, será preciso realizar um depósito complementar ou equivalente ao valor do documento. 

Feito isso, basta seguir estes passos:

  • Acessar o aplicativo Nubank;
  • Selecionar a opção “Pagar” e depois “Pagar um boleto”;
  • Escaneie o código de barras do boleto com a câmera do celular ou digite o código manualmente. 

O contribuinte e cliente do Nubank tem a possibilidade de pagar o IPVA no mesmo dia ou realizar um agendamento para uma data posterior. Na primeira opção, é crucial verificar informações como o valor, quem receberá, o código do banco no qual a quantia será recebida e, somente então, clicar em “Confirmar pagamento”. Por fim, basta digitar a senha de quatro dígitos do cartão e pronto, o boleto está pago.  

As regras quanto ao pagamento do tributo em 2022 também, e irá depender de cada estado. O primeiro passo é verificar o calendário de vencimentos divulgado por cada estado, e então escolher se prefere pagar o tributo em cota única ou parcelado. 

Na circunstância da cota única, existe a possibilidade de conseguir um desconto no valor total. Mas para quem não consegue assumir essa despesa de uma só vez, várias unidades federativas têm preparado condições de pagamento vantajosas. Uma das medidas oferecidas é a extensão da quantidade de meses em que o débito pode ser dividido.

publicidade

Em alguns estados o parcelamento pode chegar até cinco meses. Mas para que este modelo de pagamento seja efetivado, é preciso efetuar o pagamento da primeira parcela até a data de vencimento disposta no calendário em questão.

Se por alguma razão o tributo não for pago pelo proprietário do veículo em 2022, ele será impedido de renovar o registro anual (CRLV). Vale lembrar que circular com o automóvel sem o registro atualizado pode resultar em multa, além de perder pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). Em casos extremos, o veículo pode ser apreendido.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.