Ações da Americanas (AMER3) vão voltar a subir? Analistas da XP fazem projeções

No ano passado, as principais ações do varejo brasileiro passaram por dificuldades. No período, as ações da Americanas (AMER3) tiveram queda de aproximadamente 58%. Entenda o que esperar das ações da companhia, segundo perspectiva de analistas da XP.

Em 2021, as ações da Americanas tiveram o quarto pior desempenho do Ibovespa. A redução aconteceu em meio um cenário macroeconômico mais difícil. Segundo a XP, este ano segue desafiador para a varejista. O cenário complicado no país prejudica o poder e o desejo de compra do consumidor.

Os analistas de ações de Varejo da XP Investimentos, declaram que “a combinação de inflação e taxas de juros em alta fragiliza o poder de compra dos consumidores. Os especialistas também citam “a capacidade das empresas em repassar aumentos de preços dos produtos”.

XP entende que fusão com Lojas Americanas não foi problema

No entendimento da XP, apesar da desvalorização após o anúncio da fusão entre as ações da B2W e Lojas Americanas, essa transação não foi indicada como a razão da desvalorização.

Os analistas afirmam que, diante da reestruturação, a empresa se consolidou como uma das principais plataformas omnichannel do país — com marcas como Americanas.com, Submarino, Sou Barato, Shoptime e Ame Digital, além de uma rede de mais de 1,7 mil lojas físicas.

Apesar disso, os especialistas declaram que, para que esse ecossistema robusto enfrente o aumento da competição no setor e a deterioração macroeconômica, a integração entre os ativos das duas empresas deve ser certeira.

Por conta disso, o time de Varejo da XP acredita que 2022 seguirá desafiador para a Americanas. O entendimento é que o cenário para este ano continuará desafiador para o setor de e-commerce, como um todo.

Os especialistas esperam que a Americanas “continue trabalhando na integração das operações físicas e digitais, e em novas verticais de crescimento e inovação, como a Ame Digital, Hortifruti Natural da Terra, Grupo Único e possíveis novas aquisições (M&A)”.

Recomendação da XP para as ações da Americanas (AMER3)

Os analistas da XP possuem recomendação neutra para os ativos da Americanas, com preço-alvo de R$ 45 por papel AMER3 — para o final de 2022.

Nesta quinta-feira (6), as ações da empresa fecharam com alta de 2,24%, a R$ 29,26 o papel.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.