XP compra participação minoritária da Suno, casa de análises de investimentos

Nesta terça-feira (4), a XP Inc. anunciou a compra de uma participação minoritária no Grupo Suno. O acordo abrange a Suno Research, Suno Asset. Entre outras frentes de conteúdo, dados e análise sobre o mercado financeiro. O valor da transação e o percentual negociado não foram divulgados.

De acordo com a XP, a parceria ampliará “o acesso a conteúdos sobre o mercado financeiro a milhões de pessoas”. Além disso, será possível potencializar o desenvolvimento da Suno por meio do ecossistema da XP Inc. acelerando, principalmente, o crescimento da Suno Asset”.

A Suno, fundada em 2016, desenvolve conteúdos gratuitos, por meio de notícias, análises, cursos e livros. A empresa também elabora conteúdos pagos, como carteiras recomendadas, relatórios e consultoria. Em 2021, a companhia também lançou uma gestora de recursos independente própria, a Suno Asset.

A Suno conta com aproximadamente 280 colaboradores, com cerca de 150 mil clientes em suas plataformas. Em seus portais, a audiência está em aproximadamente 12 milhões de pessoas. Em suas diferentes redes sociais, o número de seguidores chega a 6 milhões.

Conforme comunicado, a governança definida entre as duas empresas garante à Suno “total independência na sua atuação em todas as frentes. A finalização da operação está sujeita a determinadas condições precedentes usuais nesse tipo de transação.

Parceria entre XP e Suno pode potencializar a experiência dos investidores

Conforme o sócio e diretor executivo da XP, Karel Luketic, essa parceria “abre caminho para potencializar a experiência de investidores de todas as plataformas”.

Ele destaca que “é a união da maior empresa brasileira de investimentos com a maior autoridade independente sobre finanças no mundo digital do Brasil”. O objetivo, segundo o diretor, é de facilitar a tomada de decisão do investidor em todas as frentes.

De modo geral, ao longo dos últimos anos, a adesão às casas de análises independentes vem crescendo no país. Em 2020, por exemplo, o plano de assinatura gratuito da Suno, o One, triplicou o número de assinantes.

Uma casa de análise independente é uma empresa especializada em oferecer um serviço de suporte para investidores. Essas companhias disponibilizam informações facilitadas das melhores formas de realizar aplicações financeiras.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.