XP compra participação minoritária da Suno, casa de análises de investimentos

Nesta terça-feira (4), a XP Inc. anunciou a compra de uma participação minoritária no Grupo Suno. O acordo abrange a Suno Research, Suno Asset. Entre outras frentes de conteúdo, dados e análise sobre o mercado financeiro. O valor da transação e o percentual negociado não foram divulgados.

publicidade

De acordo com a XP, a parceria ampliará “o acesso a conteúdos sobre o mercado financeiro a milhões de pessoas”. Além disso, será possível potencializar o desenvolvimento da Suno por meio do ecossistema da XP Inc. acelerando, principalmente, o crescimento da Suno Asset”.

A Suno, fundada em 2016, desenvolve conteúdos gratuitos, por meio de notícias, análises, cursos e livros. A empresa também elabora conteúdos pagos, como carteiras recomendadas, relatórios e consultoria. Em 2021, a companhia também lançou uma gestora de recursos independente própria, a Suno Asset.

A Suno conta com aproximadamente 280 colaboradores, com cerca de 150 mil clientes em suas plataformas. Em seus portais, a audiência está em aproximadamente 12 milhões de pessoas. Em suas diferentes redes sociais, o número de seguidores chega a 6 milhões.

publicidade

Conforme comunicado, a governança definida entre as duas empresas garante à Suno “total independência na sua atuação em todas as frentes. A finalização da operação está sujeita a determinadas condições precedentes usuais nesse tipo de transação.

Parceria entre XP e Suno pode potencializar a experiência dos investidores

Conforme o sócio e diretor executivo da XP, Karel Luketic, essa parceria “abre caminho para potencializar a experiência de investidores de todas as plataformas”.

Ele destaca que “é a união da maior empresa brasileira de investimentos com a maior autoridade independente sobre finanças no mundo digital do Brasil”. O objetivo, segundo o diretor, é de facilitar a tomada de decisão do investidor em todas as frentes.

De modo geral, ao longo dos últimos anos, a adesão às casas de análises independentes vem crescendo no país. Em 2020, por exemplo, o plano de assinatura gratuito da Suno, o One, triplicou o número de assinantes.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Uma casa de análise independente é uma empresa especializada em oferecer um serviço de suporte para investidores. Essas companhias disponibilizam informações facilitadas das melhores formas de realizar aplicações financeiras.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.