Nubank conclui a compra de aplicativo que leva inteligência artificial às finanças pessoais

Pontos-chave
  • Nubank conclui compra da Olivia Al In
  • Olívia é uma startup de educação financeira
  • Empresa oferece soluções para controle financeiro e de gastos

Na última segunda, 3, o Nubank informou que concluiu a compra do capital social da Olivia Al Inc e, indiretamente, da Olivia AI do Brasil, de acordo com o comunicado do dia 18 de novembro. Veja os detalhes.

O comunicado do banco digital dizia que o Nubank desejava “integrar a plataforma e os serviços prestados pela Olivia com os produtos e serviços oferecidos pelo Nubank, bem como valer-se das capacidades estratégicas em ciência de dados e de um time altamente especializado, que vão permitir que o Grupo Nubank continue criando e oferecendo produtos baseados em inteligência artificial”. 

A Olívia é uma startup de educação financeira lançada em 2016 nos Estados Unidos e que oferece soluções para controle financeiro e de gastos baseado nos hábitos dos usuários, através de inteligência artificial. A startup chegou ao Brasil em 2019, com a finalidade de criar serviços financeiros inteligentes.

Entenda mais sobre Inteligência Artificial 

De forma simplificada, a inteligência artificial, ou IA, é termo referente aos sistemas ou máquinas que simulam a inteligência humana para cumprir tarefas e podem se aprimorar a partir de repetições com base nas informações coletadas. A Inteligência Artificial se manifesta de diversas maneiras, como por exemplo:

Os chatbots utilizam a Inteligência Artificial para compreender mais rapidamente os problemas dos clientes e trazer soluções mais satisfatórias

Os assistentes inteligentes utilizam a IA para investigar informações críticas de grandes conjuntos de dados de texto livre como forma de aprimorar a programação

Os mecanismos de recomendação podem conceder recomendações automatizadas para programas de TV baseado nos hábitos de visualização dos usuários

A Inteligência Artificial tem mais ligação com o processo e com a capacidade de pensamento superpoderoso e de análise de dados do que com qualquer formato ou função em especial. 

Embora muitas vezes a IA seja representada por imagens de robôs semelhantes com homens de alto funcionamento que vieram pra dominar o mundo, a tecnologia não tem a intenção de substituir os humanos. O objetivo verdadeiro é o de aprimorar de maneira significativa as habilidades e contribuições humanas. Com isso, ela se torna um poderoso ativo de negócios.

Beneficios e desafios da IA

Existem diversas histórias de sucesso que mostram a importância da IA. As empresas que passaram a utilizar o machine learning e as interações cognitivas aos processos e aplicativos de negócios tradicionais conseguem aprimorar e muito a produtividade e a experiência de usuário.

Porém, ainda existem desafios a serem superados. Ainda é pequeno o número de empresas que implementaram a IA em escala, por diversos motivos. Se as empresas não utilizam computação em nuvem, por exemplo, os projetos de IA costumam ser computacionalmente mais caros. Eles também são difíceis de serem criados  e demandam conhecimentos que estão em alta demanda, mas com pouca oferta. Saber quando e onde incorporar a IA, assim como quando procurar terceiros, ajudará a reduzir  essas dificuldades.

Conheça a Olívia Al, Inc.

A Olivia Al,Inc é uma empresa de dados especializada no setor financeiro que utiliza  aprendizado de máquina e inteligência artificial para criar serviços financeiros inteligentes. A empresa foi fundada em 2016 no Vale do Silício nos Estados Unidos e expandiu seus serviços para o Brasil em 2019 e em 2020 para a Irlanda.

Desde sua criação, a empresa ajuda milhões de pessoas a fazerem mais com o dinheiro e vem fechando parcerias com alguns dos maiores grupos empresariais dos países em que atua.

  • Olivia 

A Olivia é a assistente financeira inteligente da Olivia AI, Inc.

Ela ajuda pessoas a gastar melhor e economizar mais ao pedir permissão para organizar todas as suas informações financeiras em seu app, aprender os seus hábitos de consumo, e recomendar formas personalizadas de como fazer mais com o seu dinheiro.

Isso tudo de forma gratuita, sem venda de dados, e com segurança em nível bancário. Sua tecnologia também já foi integrada à plataforma de diversos de nossos parceiros.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.