Receita Federal e INSS vão abrir novos concursos em 2022? Veja expectativas

Duas das instituições que têm os concursos mais concorridos devem realizar processos seletivos nesse ano de 2022. Estamos falando da Receita Federal e INSS, que já são aguardados há algum tempo.

Receita Federal e INSS deverão abrir novos concursos em 2022? Veja expectativas
Receita Federal e INSS deverão abrir novos concursos em 2022? Veja expectativas (Imagem: FDR)

O setor de concursos públicos passou por uma pausa durante os períodos de maios contaminação pela Covid-19 na pandemia.

Agora, aos poucos, com o retorno das atividades econômicas, as seleções são retomadas. Algumas inclusive já estão em andamento, seja com inscrições abertas ou já até já encerradas.

No caso da seleção para a Receita Federal, quanto para o Instituto Nacional de Seguro Social ainda precisam ser autorizados.

Mas, já existe a estimativa de que juntos os dois órgãos ofereçam mais de 8 mil vagas de trabalho.

Concursos da Receita Federal e INSS

Confira abaixo mais detalhes sobre essas seleções tão aguardadas para esse ano:

Instituto Nacional do Seguro Social 2022

O Instituto Nacional do Seguro Social realizou a sua última seleção em 2015, fato que contribui para o aumento da expectativa quanto a essa seleção que possivelmente será realizada nesse ano.

O pedido para realização da seleção já foi enviado ao Ministério da Economia e aguarda aprovação.

A estimativa é que sejam preenchidos 7.575 postos de trabalho em todo o país.

No entanto, ainda não é possível precisar se todas essas vagas serão oferecidas em uma única seleção, assim, a estimativa é de que pelo menos mil oportunidades estejam disponíveis na seleção de 2022.

Entre as funções disponíveis, o cargo de Analista do Seguro Social, que é de nível superior, tem remuneração atual de R$ 8.357,07 reais por mês.

Receita Federal

Assim como acontece com o INSS, a seleção para a Receita Federal ainda precisa ser autorizada pelo Ministério da Economia, inclusive, há uma grande expectativa de que essa autorização venha no nesse primeiro mês de 2022.

O concurso deve ofertar 699 vagas, desse total 230 são para o cargo de auditor fiscal e 469 para analista tributário. Os salários podem ir até R$ 21 mil.

Maiores informações sobre as seleções serão publicadas por nós assim que forem divulgadas pelos órgãos.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.