Foi vítima de golpe com o Pix? Saiba como recuperar o dinheiro

O Banco Central recebeu diversos relatos de golpes envolvendo o PIX e no último mês de novembro, a instituição criou um sistema de devolução de valores de transações realizadas de forma fraudulenta. Se você foi vítima de um crime deste tipo, saiba como solicitar o valor de volta.

Fim de ano e aumento nos golpes

O período de fim de ano traz uma combinação de pessoas ociosas e comércio acelerado, um cenário ideal para que a quantidade golpes envolvendo o PIX cresça. De acordo com um levantamento da Psafe realizado em cinco dias de dezembro, foram contabilizados cerca de 500 mil tentativas de golpes na rede.

Saiba como fazer para pedir a devolução de seu dinheiro em casos como este em alguns dos principais bancos brasileiros:

Os clientes do BB podem solicitar a devolução do dinheiro através do aplicativo do banco. O valor roubado pode ser estornado de forma total ou parcial, dependendo do saldo existente na conta que recebeu a transação fraudulenta.

O BB ressaltou que em em casos de transações efetuadas de forma incorreta não há devolução de valores. 

  • Caixa Econômica 

Já no caso de clientes da Caixa, é preciso se dirigir a uma das agências bancárias do banco para pedir a devolução. Após ser comunicado, o banco abre uma investigação para procurar provas da fraude e caso o crime seja confirmado, o dinheiro é devolvido ao cliente.

  • Santander 

Os clientes do Santander que passarem por esta situação também devem solicitar o reembolso através do aplicativo do banco. Durante a análise da ocorrência, o PIX da conta em questão fica bloqueado. Também é importante destacar que o banco não se responsabiliza por transferências feitas por engano ou por possíveis desavenças comerciais entre compradores e vendedores.

Quem preferir também pode pedir o estorno do valor pelo telefone 4004-3535.

  • Itaú

Em casos como este, o Itaú orienta que assim que detectarem possíveis alterações no extrato, contatem o banco de forma imediata digitalmente ou em alguma agência. Após o contato, a situação será avaliada internamente.

O banco também recomenda que seja registrado um boletim de ocorrência para que autoridades de proteção possam tomar as devidas providências. 

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.