Atenção! Falso aplicativo de grande banco está circulando para tentar roubar clientes

O surgimento de golpes na internet não é novidade e desta vez o alvo foram os clientes do banco Itaú. Os criminosos desenvolveram um aplicativo falso do maior banco privado do país com o objetivo de roubar dados e efetuar transações. Saba mais.

Os bandidos criaram uma página falsa da Google Play Store que hospeda um malware, ou “software malicioso”, no aplicativo falso do Itaú.

Através do envio de mensagens falsas remetidas aos clientes da instituição, eles levavam as pessoas a fazerem o download de um sincronizador, que seria preciso para efetuar  transações no aplicativo verdadeiro do Itaú. Desta forma, o cliente era direcionado para a falsa versão da loja do Google e o malware era instalado no aparelho.

Os criminosos se atentaram a diversos detalhes para deixar o falso aplicativo muito parecido com o original. Eles utilizaram um ícone e as cores iguais aos do Itaú e ainda acrescentaram a informação de 1.895.897 downloads. 

O app falso foi detectado pela Cyble e reportado recentemente por sites de tecnologia do pais e do exterior. O malware é chamado de “sincronizador.apk”.

Segundo a empresa especializada em segurança digital, Cyble, no momento em que o malware é executado no aparelho, ele tenta fazer operações bancárias sem que o cliente saiba. O vírus também infecta o dispositivo do cliente podendo roubar outros dados pessoais.

O Itaú Unibanco disse que “se trata de um caso típico de engenharia social, em que os criminosos hospedam um aplicativo falso em uma página igualmente falsa. O banco esclarece, ainda, que não houve qualquer impacto para seus clientes”.

Como forma de se proteger deste tipo de golpe, o Itaú orientou que as pessoas sempre baixem os aplicativos diretamente das lojas oficiais dos sistema operacionais dos celulares e nunca cliquem em links suspeitos recebidos por e-mail ou mensagens rápidas.

Itaú Unibanco 

Itaú Unibanco, também conhecido como Itaú, é o maior banco brasileiro, com sede na cidade de São Paulo, no estado de mesmo nome. O banco foi criado em 4 de novembro de 2008 a partir da fusão entre o Banco Itaú e o Unibanco, duas das maiores instituições financeiras do país, resultando no maior conglomerado financeiro do hemisfério sul e num dos 20 maiores do mundo em valor de mercado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.