Como está sua saúde financeira? Plataforma da Febraban calcula sua nota

A plataforma da Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, é capaz de calcular a sua nota no Índice de Saúde Financeira. Assim, é possível ter o seu diagnóstico financeiro. 

O Índice de Saúde Financeira do Brasileiro, o I-SFB, é realizado pela Febraban e para ter o seu basta acessar o site indice.febraban.org.br e responder à pesquisa disponível para os interessados.

O índice

Após responder o questionário, é possível ter acesso a sua nota. Com a nota, a análise da situação financeira pode ser realizada e assim, se necessário, procurar melhorá-la. Em termos gerais, o índice aponta que quem possui nota inferior a 57 pontos possui uma saúde financeira em mau estado. Saúde financeira progressiva e que indica bem-estar são notas cada vez maiores, por isso, é possível melhorar uma nota considerada boa. Confira mais detalhes sobre as notas:

Nota inferior a 60

Como dito anteriormente, notas inferiores a 57 pontos indicam uma saúde financeira debilitada. O site plataforma.meubolsoemdia.com.br é direcionado para quem tem até 60 pontos e quer ficar cada vez mais distante dos temidos 57. 

No site é possível encontrar cursos, quizzes, vídeos, missões e outros formatos de conteúdos gratuitos, feitos para os desafios financeiros de pessoas com o perfil diagnosticado. Para ter acesso ao material, basta realizar o cadastro, e consumir todo o conteúdo no ritmo desejado adequando a sua rotina.

Nota igual ou superior a 61

O índice mapeia as áreas de vulnerabilidade de quem realiza o questionário para melhorar ainda mais a sua vida financeira. São quatro diferentes dimensões da saúde financeira:

habilidade financeira- A possibilidade de tomar decisões, a capacidade de busca e compreensão sobre o tema.

comportamento financeiro- Ter controle financeiro, ser disciplinado com suas metas e não ceder a gastos excessivos.

segurança financeira- Ser capaz de cumprir com suas obrigações e sentir segurança nas decisões financeiras tomadas.

liberdade financeira- Conseguir fazer escolhas que possibilitem maior proveito da vida no momento presente e no futuro. 

Através do Índice Febraban se obtém as notas de cada uma das dimensões citadas. Ao realizar a comparação com a média nacional, você saberá onde precisa focar seus esforços para recuperar sua saúde financeira.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.