Quanto custa investir em uma franquia? FDR responde esta e outras dúvidas

As franquias são um modelo de negocio que está entre os mais procurados dos últimos anos. Este pode ser um bom caminho para quem busca investir em um negócio próprio. Conheça aqui mais sobre o assunto e o que é preciso para abrir sua franquia.

Investimento inicial de uma franquia atualmente 

Segundo a Lei de Franquias, o investimento inicial é o valor que o empreendedor usará na compra, implantação e início da operação da franquia. Este valor varia de acordo com a franquia da marca que o empreendedor deseja abrir. 

De acordo com a customer success da consultoria de franquias Goakira, Fabiana Hamada, existem vários fatores que refletem no preço da abertura da franquia, como o segmento de atuação, a complexidade da operação, o reconhecimento da marca pelo mercado e o treinamento que é preciso para o desenvolvimento do negócio.

Cada franquia pode definir o que será englobado no valor inicial, a depender do segmento de atuação e da complexidade do negócio. Fabiana diz que geralmente, as marcas colocam dentro deste valor inicial o custo para implantação, taxa de franquia, investimento no marketing inaugural, custo de abertura de empresa e capital de giro.

Outros valores 

É indispensável analisar todos os gastos de uma franquia. Sendo assim, o investidor deve ler com muita atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento assinado pelo franqueado no momento da aquisição da franquia.

Neste documento constam todos os custos necessários para o dia a dia da operação de maneira clara. Estes custos também mudam muito de franquia para franquia. Isto porque cada negócio tem suas necessidades particulares. Um dos valores que o franqueado deve pagar todos os meses para a franqueadora é a taxa de royalties, valor definido por cada marca.

Existem ainda outras taxas cobradas pro cada tipo de marca.

Quando começo a lucrar?

Além do valor que será empregado na franquia, também é necessário pensar no dinheiro para vida pessoal.

“O franqueado precisa ter um valor que contemple no mínimo seis meses para se manter enquanto a unidade começa a dar lucro ou em caso de algum imprevisto na inauguração”, diz Fabiana.

É importante saber que uma franquia demora um tempo para começar a dar lucro. O lucro só será imediato caso você adquira já em operação com uma carteira de cliente definida e receita recorrente.

Se este não for seu caso, tenha em mente que é preciso começar do zero, conquistando clientes e a partir disso, começar a lucrar.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.