Ano Novo: confira horários de funcionamento da Bolsa e dos bancos

Por conta do período de Ano Novo, diversos estabelecimentos passarão por mudanças no horário de funcionamento. Na área financeira, a Bolsa de Valores brasileira (B3) e as instituições financeiras também serão afetadas. Entenda os horários de funcionamento da Bolsa e dos bancos durante os próximos dias.

Horários de funcionamento da Bolsa de Valores brasileira

Nesta quinta-feira (30), será realizado o último pregão na B3 em 2021. As operações de liquidação da Câmara de Câmbio da B3 ficarão suspensas nesta quarta (29) e quinta (30).

Já nesta sexta-feira (31), véspera de feriado de Ano Novo, haverá registro de operações com títulos do agronegócio até as 12h. Contudo, outras atividades — como a negociação de ações — estarão suspensas, com retorno a partir da próxima segunda-feira (3), primeiro dia útil de 2022.

Horários de funcionamento dos bancos

Nesta quinta (30) será o último dia útil para atendimento ao público dos bancos, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

nesta sexta (31), a instituições financeiras não abrirão para atendimento. A Febraban destaca que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais — sejam municipais, estaduais ou federais.

Sendo assim, os bancos também não funcionarão no feriado de Ano Novo (1 de janeiro). O atendimento será normalizado na próxima segunda (3).

População poderá realizar transações financeiras por meios alternativos

A Federação alega que a população poderá usar os meios eletrônicos de atendimento bancário — como mobile e internet banking, banco por telefone, caixas eletrônicos e correspondentes — para realizar transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo — como energia, telefone e água — vencidos no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Geralmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados — sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagar (as que possuem código de barras) nos próprios caixas automáticos. No caso dos boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, é possível agendar ou pagar por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, afirma que “mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis”. Ele ressalta que estas opções “oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.