Vem IPO por aí? Eurofarma faz pedido de registro na CVM

A empresa farmacêutica Eurofarma entrou com pedido de registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de categoria A. Em caso de aprovação, a companhia poderá emitir ações. Contudo, até o momento, ainda não houve o pedido de IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês).

Em junho, segundo informado pelo Valor, várias farmacêuticas haviam testado o apetite dos investidores para uma possível oferta de ações.

No período, A Eurofarma estava na fase de “non-deal roadshow”. Ou seja, a empresa estava realizando reuniões com investidores para se apresentar ao mercado — mas ainda sem o compromisso de ir à Bolsa de Valores.

Recentemente, um dos passos da empresa foi a assinatura de uma carta de intenção com a Pfizer e BioNTech — que produziram a vacina contra a covid-19 — para a produção do imunizante no Brasil, e distribuição na América Latina.

Conforme o acordo, o produto será recebido de instalações nos Estados Unidos. A fabricação das doses finalizadas se iniciará em 2022. Por ano, a produção deve ser acima de 100 milhões de doses.

A Eurofarma

Fundada em 1972, a Eurofarma atua em medicamentos de prescrição médica, genéricos, hospitalares e oncológicos. A companhia informa que é a primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, e que mais investe em inovação.

A empresa foi criada pelo casal de imigrantes italianos Galliano e Maria Teresa Billi. Desde o final da década de 90 e começo dos anos 2000, a Eurofarma passou a ser controlada pelo filho Maurizio Billi.

No ano passado, a companhia faturou R$ 5,7 bilhões. A empresa conta com 7,6 mil funcionários — sendo mais de 6 mil no Brasil. Ela possui uma das maiores forças de vendas e propaganda do mercado, com mais de 3 mil funcionários. Estes realizam, aproximadamente, 480 mil contatos médicos mensais.

A Eurofarma atua em 20 países da América Latina. Ela possui 10 plantas fabris, distribuídas estrategicamente nesta região. A companhia possui um amplo portfólio, que atende todas as especialidades médicas, sendo referência em sistema nervoso central, anti-infecciosos e medicamentos hormonais.

A empresa atua com parcerias nacionais e internacionais, em variados modelos de cooperação — como acordos de distribuição, licenças, prestação de serviços no setor produtivo, codesenvolvimento, joint ventures, entre outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.