SISU, PROUNI e FIES: 10 formas de encontrar a graduação que mais combina com você

Pontos-chave
  • O resultado da nota do exame está prevista para 11 de fevereiro de 2022;
  • Descubra como identificar o curso de graduação que mais tem haver com seu perfil;
  • Tenha essa certeza antes de fazer sua inscrição nos programas federais.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado em dois dias de novembro. Com a nota do exame é que os interessados poderão buscar uma vaga no curso superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No segundo dia do exame houve abstenção de 29,9%, com a participação de 2,18 milhões de candidatos. Algo que não era visto desde a edição de 2004.

Nos próximos dias 9 e 16 de janeiro uma nova fase do Enem será aplicada, e inclusive os locais de prova já podem ser consultados. Dessa vez, poderão participar aqueles que conseguiram a reaplicação por não conseguir participar da primeira fase.

Além das pessoas privadas de liberdade, no Enem PPL, e aqueles que ganharam isenção após o prazo, mesmo que não tenham participado da edição de 2020.

Por conta disso, o resultado da nota do exame está prevista para 11 de fevereiro de 2022. A partir disso é que os candidatos poderão usar seu mais recente desempenho nos programas estudantis.

SISU

Oficialmente, o cronograma para o primeiro semestre do ano ainda não foi divulgado. No SISU, os candidatos conseguem se inscrever em universidades públicas usando a nota do Enem. As inscrições são sempre no site do sistema. 

Todos aqueles que fizeram a edição mais recente do exame podem participar, independente de terem cursado o ensino médio na rede pública ou privada. No entanto, existe o sistema de cotas que reserva uma parcela das vagas para candidatos vindos da rede pública, negros, pessoas com deficiência e indígenas.

Conforme informado no blog do Vestibular, os cinco cursos mais concorridos dentro do SISU são:

  1. Medicina;
  2. Direito;
  3. Odontologia;
  4. Engenharia Aeronáutica;
  5. Psicologia.

As informações são da edição mais recente do processo seletivo.

ProUni

Enquanto isso, o ProUni é um programa que permite bolsas de estudos de 50% a 100% em instituições privadas. Para concorrer a uma vaga integral, os candidatos devem comprovar renda máxima per capita de até 1,5 salário mínimo.

Para conseguir a bolsa de 50% o sistema aceita aqueles com ganhos máximos de 3 salários mínimos por pessoa da família. Nos dois casos é necessário ter estudado na rede público. E tudo precisa ser comprovado com documentação. 

Recentemente, o governo federal anunciou possíveis mudanças no programa. A ideia é que até mesmo quem estudou no ensino médio da rede privada possa concorrer a uma vaga do Prouni.

Fies

No Fies os candidatos podem financiar seu curso superior em uma rede privada de ensino. Para quem comprovar renda de até 3 salários mínimos per capita, os juros de financiamento são zero. 

Nos outros casos, os juros vão depender do banco usado para o financiamento. As inscrições estão liberadas para aqueles que participaram a partir da edição de 2010 do Enem.

Dicas para encontrar a graduação que combina com você

Agora que você já conhece os programas federais para entrada no curso superior, deve decidir o curso que mais combina com seu perfil. Confira dez dicas que podem te ajudar:

  1. Faça testes vocacionais, dessa forma você vai descobrir qual área tem mais haver com as suas convicções;
  2. Considere as suas habilidades, reveja tudo que você tem mais proximidade. Por exemplo, matemática, letras, ciências;
  3. Estude os cursos da sua preferência, considere os assuntos que são trabalhados no curso, o mercado de trabalho e a concorrência;
  4. Visite profissionais que estão na mesma área, aproveite para conversar sobre o mercado, sobre a faculdade, os prós e contras do dia a dia;
  5. Faça uma lista de prioridades de cursos, e vá excluindo as opções conforme estuda sobre as outras;
  6. Pesquise sobre o salário da profissão escolhida, já que este pode ser um fator importante após a sua formação;
  7. Converse com seus amigos e familiares, eles podem te ajudar a perceber no que você é bom;
  8. Peça a opinião dos seus professores, academicamente falando são eles que te conhecem melhor e sabem suas habilidades educacionais;
  9. Vá a feiras de profissões e projetos, normalmente oferecidas pelas universidades estas feiras vão te ajudar a decidir o que combina mais com seu perfil;
  10. Considere o seu coração, no fim das contas a única pessoa que vai fazer essa graduação e atuar no mercado é você. Logo, suas preferências é que são as mais importantes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com