Combustível caro? Confira quais foram os carros mais econômicos de 2021

Se teve uma coisa que ficou mais cara ao longo de todo este ano, sem dúvida é a gasolina. Por conta disso, é sempre interessante optar por carros que sejam mais econômicos e isto pode ser até uma estratégia de economia para quem deseja comprar um novo veículo ou trocar o que já possui. 

Com base na última atualização da tabela do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) realizada no mês de outubro pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o portal Valor Investe preparou uma lista com veículos mais econômicos de 2021.

Considerando o segmento de modelos populares, os hatches, foram encontrados 81 modelos compactos que foram comparados pelo Inmetro em relação à eficiência energética. Este teste inclui autonomia em quilômetro por litro de combustível na cidade e tambémna estrada e a emissão de gás efeito estufa (CO2).

Existem dois modelos considerados como mais econômicos do mercado que constam na lista de carros mais buscados e vendidos através do site OLX durante este ano. São eles os hatchbacks Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 que contam com motor 1.0 litro e câmbio manual. Estes modelos estão na 6ª e 8ª posições do ranking da plataforma.

Compacto na cidade 

De acordo com os testes realizados, o Fiat Argo modelos 1.0 e Drive, com 6 válvulas, Flex e por propulsão à combustão fizeram 13,9 km por litro de gasolina. No caso de modelos com ar condicionado e direção elétrica, eles obtiveram um consumo energético de 1,47 MJ/km (megajoules, unidade de energia absoluta, por quilômetro).

Outro modelo que consta na lista é o Pegeout, nos modelos Act Pack MT, Active MT, Allure MT motor 1.2, 12 válvulas, à combustão e com ar condicionado e direção elétrica e consumo energético de 1,46 MJ/km. Eles também fizeram 13,9 km por litro.

Seguindo a lista, os carros que obtiveram melhor desempenho em relação ao combustível gasto, obtiveram 13,3 km por litro de gasolina. São os seguintes modelos:

  • Renault Sandero versão Life
  • Hyundai HB20 nos modelos Sense 21/22, Vision 21/22, Evolution 21/22
  • Ford KA hatch versões S, SE e SE PLUS

Todos estes modelos possuem as mesmas características de motor (1.0 e 12 v), transmissão, direção, propulsão e sistema de ar. Eles também tiveram uma eficiência energética menor: 1,58 1,51, 1,49 MJ/km, de forma respectiva.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.