Vida financeira: 15 atitudes para mudar e crescer em 2022, segundo especialistas

Pontos-chave
  • 15 dicas para melhorar sua relação com o dinheiro em 2022;
  • Endividamento e desemprego são os grandes vilões das metas financeiras;
  • Estabelecer um orçamento é o primeiro passo para o sucesso.

Ah, o novo ano! Quantas vezes você já criou sua lista de metas para o ano seguinte pensando em crescer e mudar? Sua vida financeira, com certeza, ocupa as primeiras posições dessa lista. Considerando que com as finanças em ordens, acreditamos que todo o restante ficará “mais fácil”.

Mas, fica difícil ter planos otimistas considerando que segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), no segundo trimestre de 2021 a alta de desemprego era de 14,2%. 

E ainda, que o índice de endividamento atingiu o recorde de 74,6% famílias em outubro deste ano, conforme informou a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Ou seja, os dados mostram que a vida financeira do brasileiro não está nada fácil. Ainda assim, é preciso manter a esperança de que haverão novas oportunidades em 2022 e que a situação econômica vai melhorar.

De acordo com a especialista em finanças, e colunista do FDR, Karem Ochsendorf, um dos grandes culpados pela sabotagem financeira do cidadão é o seu psicológico.

Ela fala, por exemplo, dos pensamentos automáticos que muitas vezes impedem a pessoa de poupar, começar a investir ou dar um destino mais digno para o seu dinheiro.

Dicas para ter uma vida financeira mais próspera em 2022

A colunista no portal Valor Econômico, Ana Leoni, acredita que uma boa forma de ter abundância em 2022 é resgatar sua autoestima profissional. Por exemplo, buscando uma habilidade profissional e dando ênfase a ela. Sabe fazer doces? Invista em um curso de confeitaria.

  • Não deixe para depois 

Ainda segunda Leoni, é muito grave e pode custar caro procrastinar dentro da sua vida financeira. A quitação das suas dívidas, metas, poupança e investimentos, devem começar a ser colocadas em prática desde já. Quanto mais tempo você tem investido nisso, mais chances de ter sucesso.

  • Planejamento financeiro 

Karem Ochsendorf recomenda que os brasileiros façam um planejamento financeiro pensando em todos os meses de 2022, e considerando os gastos previstos e aqueles que poderão ser inclusos. Controlando suas finanças e o que pode ser gasto mês a mês. Invista em planilhas!

  • Revise o quanto você gasta por mês

Uma matéria publicada por Vanessa Daraya no portal Exame, juntamente com a consultoria do BTG+, mostra que é importante ter controle mensal do seu fluxo de caixa. Isso significa, mês a mês conferir o que entra e o que sai da sua renda.

Esse controle de gastos pode ser feito por meio do extrato do banco, planilhas, aplicativos ou na sua agenda.

  • Mantenha sua família ciente das finanças

Ana Leoni, do Valor, acredita que um bom plano financeiro deva ser compartilhado em família, para que assim ele dê certo. Envolvendo todos os moradores da sua casa, fica mais fácil manter metas em conjunto e estabelecer responsabilidades.

  • Faça investimentos 

Diferente do que muitos pensam, não é preciso ter uma renda grande para começar a investir. Os bons investimentos começam a partir de R$ 30 no Tesouro Direto, por exemplo. Na reportagem do Exame a sugestão é reservar para do salário para esse destino.

  • Pague suas dívidas em dia 

Este é um conselho dado pela plataforma de investimentos Rico, que inclusive diz para que se necessário seja feita a negociação dos débitos atrasados. Em parcelas, mesmo que com a aplicação de juros, a quitação total pode acontecer.

  • Tenha uma reserva de emergência 

Especialistas ouvidos pela Rico dizem que seja acumulado em uma reserva de emergência o valor de pelo menos seis meses das suas despesas. Como? Guardando um pouco a cada mês, aplicando em fundos que tenham rentabilidade e poupando. Dessa forma, com uma despesa inesperada você tem de onde tirar essa grana.

  • Venda produtos e itens que não usa mais 

Em uma reportagem da Folha de S.Paulo viu-se que é possível conseguir uma renda de pelo menos R$ 3 mil por mês com as vendas em brechó. Para isso, separe as peças em bom estado do seu guarda roupa e revenda a um custo que consiga margem de lucro.

  • Trate suas finanças como um negócio 

Segundo o site GoBankingRates, tratar sua vida financeira pessoal como se fosse uma empresa pode te dar mais clareza. Por exemplo, criando um conjunto de regras, tendo planejamento, e revisando suas despesas.

  • Destine parte do seu dinheiro para aposentadoria 

O mesmo relatório da GoBankingRates mostra que quanto mais aplicado em investimentos de longo prazo, mais rápido o cidadão terá independência financeira. Destinando pelo menos 10% da sua renda para ter uma aposentadoria antes dos 60.

  • Peça ajuda!

Como bem lembrado pela GoBankingRates, e trazido pela plataforma The Cap Finanças, os ricos sabem delegar. Isto é, se sentir dificuldades em manter sua vida financeira não excite em pedir ajuda de especialistas.

  • Não tenha vergonha de negociar

Seja em uma pequena ou em uma grande empresa, entre em contato com quem você deve e busque formas de negociar. É o que recomenda uma reportagem do portal Exame escrita pela fintech Meu Negócio.

  • Seja o principal responsável pelas mudanças em 2022

De acordo com a Meu Negócio, “pare de evitar olhar para os problemas”. Se eles estão ali, você deve aprender a lidar com eles e chamar a responsabilidade para si. Estude suas finanças e veja o que pode ser refeito a partir do próximo ano.

  • Refaça seu orçamento de 2022

Júlia Mendonça, colunista da Descomplique do portal UOL, orienta que o leitor crie um guia completo para saber para onde está indo seu dinheiro. Estabeleça as metas considerando como você tem gastado seu salário e sua renda extra.

Sobrando dívidas, faltando grana e sem condições de cumprir as metas, esta na hora de revisar e refazer seu planejamento financeiro do próximo ano.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]