Investimentos no futebol: Botafogo será adquirido por investidor estrangeiro; confira valores

Na última sexta, 24, o Botafogo e o empresário americano John Textor, assinaram um pré-contrato que concede prioridade ao empresário na compra da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube.

É com grande satisfação que anunciamos esse marco histórico no Botafogo. Um clube da nossa grandeza terá um parceiro de altíssimo nível para investir e criar as condições que nos possibilitem retomar o protagonismo no futebol brasileiro e mundial. Agora, iniciamos uma segunda etapa do processo, igualmente importante, antes de formalização da nova constituição jurídica”, falou Durcesio Mello, presidente do Botafogo.

A assinatura do contrato também foi comemorada pelo CEO do Botafogo, Jorge Braga.

“Foram nove meses de muito trabalho sério e profissional para chegar ao fim de 2021 com o Botafogo na Série A e agora com um investidor na SAF. Estou muito feliz por poder contribuir com o Glorioso”, disse.

De acordo com a negociação, o empresário deve efetuar um empréstimo-ponte como forma de viabilizar a operação do Botafogo no primeiro semestre do próximo ano. A projeção dos executivos que trabalham na negociação é que o processo de compra seja finalizado até a metade do mês que vem.

A diretoria alvinegra exigiu um aporte de valor superior aos R$ 400 milhões que serão investidos por Ronaldo no Cruzeiro.

John Textor

John é um empresário americano que possui negócios relacionados à mídia. Ele foi executivo da empresa de efeitos especiais, Digital Domain, onde trabalhou em várias produções. O empresário adquiriu uma participação no Crystal Palace no último mês de agosto por 103 milhões de euros. Ele fez uma outra oferta de 50 milhões de euros para comprar 25% do Benfica, porém, sem sucesso. 

De acordo com a revista Forbes, Textor foi considerado em 2016 como “guru da realidade virtual de Hollywood”. O empresário é conhecido por defender o casamento da mídia com tecnologia.

Ele está montando um portfólio de clubes ao redor do planeta. Além de 18% de ações do Crystal Palace, John também tentou negociar a compra da SAD (Sociedade Anônima de Desportos) do Benfica, porém o negócio não deu certo. Agora, o empresário americano está próximo de adquirir participação no RWD Molenbeek, da segunda divisão belga.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.