Salto alto no mercado financeiro: Quem é Cris Junqueira, co-fundadora do Nubank e bilionária aos 39 anos?

Cris Junqueira fundou em 2013 o Nubank juntamente com o colombiano David Vélez e o estadunidense Edward Wible. Na última quarta-feira, 8, o banco se tornou o o mais valioso da América Latina, custando a fortuna de US$ 41,5 bilhões. O marco para a empresa vem logo após se lançar na Bolsa dos Estados Unidos com o IPO (oferta pública de ações).

Grávida da terceira filha e acompanhada de suas duas herdeiras, Alice e Bella, a CEO do Nubank participou da cerimônia de abertura do capital em Nova York junto aos co-fundadores.

 Vida e carreira Cris Junqueira

Nascida na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, Junqueira viveu sua juventude no Rio de Janeiro para onde se mudou com seus pais. Mais tarde, na capital paulista, Cris cursou engenharia de produção pela USP (Universidade de São Paulo).

Ainda na graduação, a estudante começou a trabalhar como analista de sistema do Unibanco. Após se formar, Cris cursou mestrado na mesma área.

Investindo na área de consultoria, Junqueira atuou nas empresas Booz Allen Hamilton e Boston Consulting Group, onde ficou até o ano de 2007. Mais tarde, Cris se mudou para os Estados Unidos, onde estudou finanças e marketing na Northwrstern University, em Illinois.

Ao retornar ao Brasil, ainda em 2008, Cristina trabalhou no Itaú, LikzaCred e Magazine Luiza. Em 2012, ao voltar para o Unibanco, Cris tentou desenvolver ideias para o segmento de cartões de crédito, entretanto não houve apoio da empresa.

Em diversas entrevistas, Cris disse que o cansaço bateu em oferecer cartões de créditos aos clientes e que os bancos possuíam visão tradicional do mercado com altas taxas e serviços ruins. Dessa visão diferenciada surgiu o Nubank, sem anuidade e com isso conseguindo fidelizar um grande número de clientes.

Aparições 

Em 2020, Junqueira foi capa da edição “Mulheres mais poderosas do Brasil” da relevante revista Forbes. Na capa, Cristina aparece grávida da sua segunda filha.

Também no ano passado, Cris Junqueira foi bastante criticada pela sua participação no programa Roda Viva. Ao ser questionada sobre inclusão de lideranças negras no banco, a bilionária afirmou “dá pra gente [o Nubank] nivelar por baixo”. E completou “Não adianta colocar alguém pra dentro que depois não vai ter condições de trabalhar com as equipes que a gente tem. Depois, não vai ser bem avaliado. A gente não está resolvendo um problema, está criando outro, né?”. 

Após ver a repercussão negativa da fala de Junqueira, um pedido de desculpas dos fundadores foi realizado. Nas desculpas, a empresa prometeu aumentar a participação de negros em cargos altos. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!