Dúvidas na escolha de um produto? Conheça o ‘fator psicológico’ que explica isso

Você é uma pessoa que sempre fica indecisa na hora de realizar a compra de de algum produto. Saiba que um fator psicológico explica o que acontece na sua mente para isso.

O psicólogo Barry Schwartz, realizou uma palestra no TED Talks contando a sua experiência tragicômica ao realizar a compra de uma calça jeans nova.

Schwartz, queria uma calça, na sua época havia apenas um modelo. Ao entrar na loja, ele não sabia descrever o que queria e teve de provar todas as calças que haviam na loja para ver se alguma era do seu gosto.

De acordo com o autor, o dogma oficial da civilização ocidental é a certeza de que para garantir o bem estar do cidadão, a solução é maximizar sua liberdade.

Como ninguém pode decidir por nós mesmos, definimos que a melhor garantia de liberdade é maximizar o número de escolhas.

Assim, ao receber mais opções as pessoas possuem mais liberdade para escolha e elas terão mais bem estar.

Paralisia

Em um estudo de caso de um programa de aposentadoria voluntária da empresa Vanguard, no qual possui milhares de empregados pelo mundo todo. A cada dez fundos de investimento que a companhia oferece a mais, a adesão dos funcionários baixava 2%.

Assim, com cerca de 50 fundos para escolher, havia 10% menos participantes do que se a empresa oferecesse apenas 5 fundos. Com 50 fundos disponíveis, era tão difícil qual deles escolher que os funcionários deixavam isso para depois, a ponto de acabar não aderindo a um programa que poupar milhares de dólares por ano. 

Opções demais causam paralisia em vez de liberação. Com tantas opções por aí, a  simples tarefa de escolher se torna algo extremamente difícil.

Mesmo quando escolhemos não ficamos satisfeitos

Ao romper a paralisia e tomar a decisão, acabamos menos satisfeitos com o resultado da escolha do que se tivéssemos menos opções disponíveis. 

Isso acontece por algumas razões:

  • Com inúmeras opções, se a sua escolha não for perfeita, é fácil imaginar que você poderia ter feito uma escolha diferente que seria melhor.

Assim, a alternativa imaginada induz você a se arrepender da decisão que já tomou, mesmo que tenha sido uma boa escolha.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.