ETFs: 2021 foi o ano deles no Brasil; confira quais se destacaram

Neste ano, os ETFs (Exchange Traded Funds) se destacaram no mercado financeiro. Por dia, o volume financeiro médio dos fundos de índices já passa de R$ 2 bilhões. O número de cotistas supera os 600 mil. Descubra quais ETFs mais valorizaram em 2021, segundo levantamento da Economatica, via InfoMoney.

publicidade
ETF's: 2021 foi o ano deles no Brasil; confira quais se destacaram
ETF’s: 2021 foi o ano deles no Brasil; confira quais se destacaram (Imagem: Montagem/FDR)

O levantamento da Economatica considera os ETFs que mais valorizaram em 2021 até o dia 16 de dezembro. A lista é liderada pelos BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de ETFs — especialmente expostos ao dólar. Ao realizar a compra de um BDR de ETF, a carteira do investidor replicará um índice de algum país.

Em dezembro deste ano, a Bolsa de Valores Brasileira (B3) negocia mais de 170 ETFs, incluindo os BDRs de ETFs. Segundo a Economatica, a partir do primeiro trimestre deste ano, o número de fundos de índices passou a ter alta significativa.

publicidade

ETFs que mais valorizaram em 2021

Dos cinco ETFs mais rentáveis deste ano, três são dos Estados Unidos e dois são do Brasil.

  • 1. iShares Financials ETF (BIYF39): retorno de 44,95%

Este ativo é um BDR de ETF que acompanha índices da FTSE Russell. Ele foca no setor financeiro, com exposição a seguradoras, bancos e empresas de cartão de crédito dos Estados Unidos.

  • 2. iShares US Technology (BIYW39): retorno de 43,70%

Este BDR de ETF segue índices da FTSE Russell. Ele foca em companhias de tecnologia, especialmente relacionadas a softwares, eletrônicos e empresas de tecnologia da informação.

  • 3. iShares Select Dividend ETF (BDVY39): retorno de 41,02%
publicidade

Este BDR de ETF replica o iShares Select Dividend ETF (DVY). Ele possui foco nas principais pagadoras de dividendos dos Estados Unidos, com exposição em variados setores. Ele considera companhias negociadas nas bolsas norte-americanas NYSE e NASDAQ.

  • 4. ishares S&P 500 (IVVB11): retorno de 38,24%

Este fundo de índice de gestão passiva tem relação direta com o S&P 500, índice dos Estados Unidos. Ele reflete a performance das 500 principais empresas de capital aberto dos Estados Unidos.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
  • 5. It Now Spxi (SPXI11): retorno de 37,95%

Este ETF reflete o índice S&P 500. Este fundo também está exposto às 500 maiores empresas dos Estados Unidos. O SPXI11 e o IVV11 se diferenciam pela gestão, estratégia e taxas de administração.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.