População relata dificuldades para acessar informações no sistema de saúde. Nas últimas semanas, o ConecteSUS vem apresentando instabilidade em seu funcionamento. Após ficar um tempo fora do ar, a plataforma voltou a funcionar, mas ainda não exibe a comprovação de vacinação de parte significativa dos brasileiros. Entenda.
O ConecteSUS funciona como uma plataforma virtual onde a população consegue acessar seus dados de vacinação contra o novo coronavírus. Ela é responsável por gerar o certificado de comprovante da imunização, mas recentemente vem apresentando uma série de instabilidades.
Sistema fora do ar
Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro questionou a obrigatoriedade do comprovante de vacinação. Em entrevista, ele afirmou ser contra o documento, afirmando que estaria colocando uma coleira e limitando a liberdade dos brasileiros.
Sua fala repercutiu negativamente de modo que a imprensa nacional e demais organizações passassem a questionar tal posicionamento. Menos de 24h depois, o ConecteSUS ficou fora do ar.
Ao ser questionado sobre a queda no sistema, o governo federal informou que a plataforma tinha sido invadida e todos os dados teriam se perdido. Isso significa que a população ficaria sem os certificados de vacinação, criticados por Bolsonaro.
Cerca de 48h depois o aplicativo voltou a funcionar, mas os dados ainda não foram repostos. É válido ressaltar que o comprovante de vacina é obrigatório para quem vai para outros países. No entanto, ainda assim o governo não resolveu a possível instabilidade.
“O Ministério da Saúde informa que o sistema de registro E-SUS Notifica foi restabelecido. A pasta reitera que atua com agilidade para a o restabelecimento de todas as plataformas impactadas o mais breve possível”, disse o ministério, em nota ao g1.
Segundo o ministério, foram atingidos os seguintes sistemas:
- e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
- Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
- ConecteSUS
- funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
É válido relembrar que a campanha de vacinação contra o novo coronavírus também não foi inicialmente aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro. Nesse momento, o gestor tem sua equipe investigada pela CPI da covid sob acusação de propina na aquisição dos imunizantes.