Smartphone é o principal meio utilizado nas compras de Natal; saiba como usar com segurança

Pontos-chave
  • Compras de natal estão cada vez digitais
  • 30% dos consumidores começaram a usar o aparelho após a pandemia
  • Em média, seis itens serão comprados através do celular

Uma das datas mais esperadas pelo comércio é o Natal, época em que os consumidores estão mais dispostos a comprar. Um dado interessante obtido por uma pesquisa da Digital Turbine, plataforma especializada em aplicativos móveis, é que o Natal está cada vez mais digital, com 89% dos brasileiros utilizando o smartphone para efetuar suas compras para a data. Em média, seis itens serão comprados através do celular. 

A pesquisa também revelou que 30% dos participantes da pesquisa começaram a usar o smartphone como meio de compras após a pandemia.

“Depois da Black Friday, a época do ano favorita dos varejistas é o Natal, amplamente celebrado em todo o país e um forte motivo para comprar presentes. O m-commerce pode continuar comemorando seus grandes números, uma vez que sabemos que as pessoas estão dispostas a comprar usando smartphones”, disse Bruna Leite, chefe de vendas da Digital Turbine Brasil a Forbes.

Razões da preferência 

Sobre as razões que fizeram com que os brasileiros preferissem o smartphone no momento de suas compras, 70% disseram que é para poupar tempo e outros 54% disseram que desta forma, não precisam sair de casa na pandemia.

Os computadores ainda levam vantagem na facilidade de navegação e visualização. O consumidor leva em consideração que as compras sejam feitas em uma loja segura, com valor de frete baixo. 

De forma geral, 40% dos brasileiros aumentaram o seu uso de smartphones em meio ao pico da pandemia e 59% acreditam que o uso permanecerá no mesmo patamar mesmo após a fase do isolamento.

Publicidade mobile em transformação 

“O cenário da publicidade mobile está mudando, especialmente com a pandemia que acelerou a mudança para o digital e a indústria reforçou a regulamentação de privacidade. Por exemplo, o lançamento da ferramenta App Tracking Transparency da Apple fez com que 96% dos consumidores norte-americanos optassem por sair do rastreamento de aplicativos. Como resultado, o valor que os anunciantes gastam com iOS caiu cerca de um terço, enquanto simultaneamente aumentou cerca de 10% no Android”, disse Bruna.

Para o próximo ano, Bruna diz que o o uso de smartphones para qualquer que seja a finalidade está traçado. 

“Já vimos isso com bancos, com jogos, com namoro e principalmente com lojas. Depois disso, os consumidores exigirão mais segurança e mais privacidade. Outra tendência que podemos esperar para 2022 é mais gastos com publicidade no celular e, definitivamente, mais competitividade entre os aplicativos. Podemos esperar aplicativos que cresceram muito por causa da pandemia, iniciando novas abordagens e serviços para se manterem na mente dos consumidores”, finalizou.

iPhone 13 por R$13 na Vivo 

O iPhone 13 é um dos celulares mais desejados do mundo e a operadora Vivo lançou uma promoção especial em que os clientes podem comprar o novo aparelho da Apple por apenas R$13 reais.

A ação batizada de “Resgate Inesquecível” faz parte do programa de relacionamento “Vivo Valoriza” e segue até o próximo dia 23. Saiba como participar.

Nos dias da promoção, os interessados devem acessar este link e os 13 mais rápidos que responderem de forma correta a pergunta surpresa, poderá comprar o seu iPhone 13 por apenas R$13 reais.

Os aparelhos que poderão ser resgatados são o iPhone 13 de 128GB na cor Preta/Meia-noite e os 13 clientes mais rápidos terão até 48 horas para finalizar a compra na Loja Online da Vivo.

De acordo com o regulamento, após finalizar compra, o cliente deve aguardar o contato da Vivo em até 72 horas para validar a operação.

Não é preciso se vincular a outros planos para realizar a compra. Acesse os site da ação para ficar por dentro de todas as regras e participar.

Os clientes que possuem planos de celular Pós-Pago, Controle ou internet, linha fixa ou tv por assinatura, são cadastrados no programa de forma automática.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.