Empresas estão em busca da população 50+; confira os motivos

Um novo cenário de contratações no Brasil, as empresas estão em busca da população 50+ para contratar. Além da experiência, a inteligência emocional e controle diante de decisões difíceis motivam essas contratações.

Empresas estão em busca da população 50+; confira os motivos
Empresas estão em busca da população 50+; confira os motivos (Imagem: FDR)

A diversidade dentro das empresas atualmente não se restringe ao sexo e cor da pele, as corporações também estão em busca de profissionais mais experientes, ai que entra a população 50+.

Atualmente para as empresas o vigor da juventude não é o suficiente para que a contratação aconteça.

Há também a necessidade de maturidade, aquela que só se adquire com anos de vivencia mesmo.

Contratação da população 50+

O movimento tem sido tão grande que algumas empresas têm lançado programas de contratação exclusivos para essa faixa etária, como fez a Credicard.

“Percebemos que nosso sistema de contratação era viciado. Como poucas pessoas mais maduras se candidatavam às vagas, acabávamos favorecendo a contratação de um perfil mais jovem”, diz Priscilla Ciolli, líder de Comunidade da Credicard.

Outras empresas seguem pelo mesmo caminho e justificam a decisão pela contratação de pessoas com mais de 50 anos como uma alternativa para a busca de profissionais com maturidade profissional.

Inclusive, durante os processos seletivo sempre são citadas as experiências anteriores das pessoas, fato que contribui bastante para a tomada de decisões assertivas dentro das corporações.

A Accenture, multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, é outra empresa que optou pela contratação da população 50+, com isso, acabou criando o Programa Grand Master.

“Essas pessoas têm uma maturidade de vida muito grande, têm uma perspectiva diferente, levando as coisas com mais calma. Com a diversidade geracional, as equipes conseguiram contar com um olhar mais experiente e cauteloso em determinadas situações”, diz Beatriz Sairafi, diretora de Recursos Humanos da consultoria global Accenture.

Essas contratações são vantajosas para os profissionais que estão longe do mercado de trabalho, mas também para as equipes de trabalho.

Que podem contar com pessoas mais experientes e que contribuem com decisões mais assertivas.

“Percebemos um intercâmbio de conhecimento maior, equipes mais inovadoras, com um clima organizacional mais ameno e variedade de habilidades à disposição dos projetos”, afirma Ciolli, da Credicard.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.