Ano novo sem dívidas: moradores do Rio e Recife podem quitar pendências ainda em 2021

Começar um novo ano sem dívidas é o desejo de muitos brasileiros. Isto pode ser possível para moradores do estado do Rio de Janeiro e de Recife. Os locais estão promovendo um mutirão de renegociação de dívidas para ajudar os moradores a entrar em 2022 se pendências. Saiba como ação irá funcionar em cada cidade.

Rio de Janeiro 

O Procon-RJ irá promover um mutirão de renegociação de débitos com as concessionárias de água e esgoto do estado. 

A edição presencial acontece entre os dias 10 e 14 de janeiro de 2022, das 10h às 14h e o atendimento é por ordem de chegada, na sede do Procon-RJ, localizado no Centro (Avenida Rio Branco 25), e também nos postos do Poupatempo de São João de Meriti, Duque de Caxias e Bangu.

É obrigatório o uso de máscaras e a apresentação do cartão de vacinação. Não será permitida a entrada de acompanhante, exceto no caso de portadores de necessidades especiais.

  • Empresas participantes 

As participações da Cedae, Zona Oeste Mais, Águas de Juturnaíba, Águas de Niterói, Prolagos e Águas do Rio, estão confirmadas.

A Cedae prometeu oferecer parcelamento de até 60 vezes para qualquer débito em aberto. Para negociar, leve um de seus documentos pessoais (RG ou CPF) e uma conta de consumo que ateste o vínculo com a empresa. 

Negociações em nome de terceiros só podem ser feitas mediante procuração assinada. O modelo pode ser impresso no site do Procon-RJ.

Recife 

Até esta quinta, 23, a prefeitura de Recife promove um mutirão presencial que oferecerá descontos de até 100% nos juros e multas e parcelamento em até 96 meses para débitos de impostos municiais.

Os serviços são prestados em shoppings e mercados públicos. Os descontos oferecidos estão tem previsão no Programa de Parcelamento Incentivado (PPI).

Impostos que podem ser negociados 

  • Imposto Sobre Serviços (ISS)
  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
  • Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD)
  • Taxas mercantis

Para os moradores que contraíram débitos em meio a pandemia do coronavírus, entre os anos de 2020 e 202, será dado um desconto de até 100% nos juros e multas, a depender da forma de pagamento escolhida. Já no caso de débitos de anos passados, o desconto máximo é de até 90% do valor de multas e juros.

Os atendimentos acontecem em shopping centers e mercados públicos da cidade, é não preciso agendar o atendimento.

Quem preferir também pode fazer a negociação pela internet através do portal Recife em Dia ou pelo aplicativo ConectaRecife.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.