IFSP oferece curso técnico de cervejaria no interior de São Paulo

Curso gratuito é oferecido pelo IFSP para estimular a produção da região de Ribeirão Preto. O campus de Sertãozinho conta com laboratórios e todo o suporte necessário para as aulas; saiba mais.

IFSP oferece curso técnico de cervejaria no interior de São Paulo
IFSP oferece curso técnico de cervejaria no interior de São Paulo (Imagem: FDR)

Curso ainda pouco conhecido, a formação técnica em cervejaria é voltada aquelas pessoas que têm o desejo de abrir a sua própria cervejaria ou ainda para quem desejar aprender mais sobre essa área.

A formação é ofertada pelo Instituto Técnico Federal de São Paulo e voltada as pessoas maiores de 18 anos que desejam uma formação de um ano e meio.

“O curso contempla todas as etapas da produção: gestão do negócio, logística, análise e controle de qualidade; o estudante sai com todas as competências para atuar em uma cervejaria ou empreender e criar a sua própria microcervejaria”, destaca o coordenador do Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do IFSP e docente do curso, Jean Rodrigues da Silva.

Curso de Cervejaria do IFSP

O curso é inovador, teve início no primeiro semestre de 2020 na modalidade subsequente ao ensino médio.

E nesse mês de dezembro ganhou um novo laboratório que resultado de um trabalho coletivo entre o reitor, professores e empresários locais.

Nesse primeiro momento o laboratório tem a capacidade de produção de 750 litros de cerveja por mês.

Essa quantidade que deve ser atingida em breve, segundo o coordenador do Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do IFSP e docente do curso, Jean Rodrigues da Silva.

Mas, a expectativa é de que essa capacidade seja aumentada com a compra de mais equipamentos, o que pode acontecer em um curto espaço de tempo.

No lançamento desse laboratório a IFSP deu mais um passo com a assinatura de acordo com o Museu da Cerveja de Ribeirão Preto, a parceria vai gerar pesquisas na área.

“Também destacamos que trabalhamos com alguns pilares usados por universidades como o ensino, a pesquisa e extensão“, explica o diretor de pesquisa e inovação do IFSP Sertãozinho, André Dias.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.