O que esperar do mercado de trabalho para 2022?

Uma pesquisa recente mostra que a percepção para o mercado de trabalho para 2022 não é muito otimista. Um suposto cenário foi apurado por meio da 18º edição do Índice Confiança Robert Half, responsável por identificar e estabelecer a visão de recrutadores, profissionais e desempregados sobre o mercado de trabalho e o cenário econômico como um todo.

No que compete ao cenário atual do mercado de trabalho, de 100 possibilidades levantadas, a pesquisa registrou apenas 34,1 pontos de confiança. Enquanto isso, a expectativa para o futuro apontou uma queda ligeira de 50,9 em agosto para 48,6 pontos na edição atual.

É importante explicar que registros de 50 pontos ou mais indicam agentes do mercado de trabalho de profissionais devidamente qualificados e confiantes.

Ao analisar os grupos distintamente, o cenário continua diferente daquele apresentado na última edição, cujo otimismo era alto. Esta pode ser uma das razões pelas quais os recrutadores e profissionais empregadores apresentaram uma queda na confiança referente à situação atual e futura.

Entretanto, mesmo com a queda no otimismo, o índice de recrutadores atingiu 51,5 pontos na avaliação relacionada aos próximos seis meses. Esta é a única categoria que superou a média de 50 pontos mencionada. Esse fator se deve ao recuo nas taxas de desemprego entre os profissionais com qualificação.

Ao observar as projeções sobre o mercado de trabalho, nota-se que uma parte da população brasileira compõe o índice de 6% da taxa de desemprego, se consolidando como a menor do ano. Em contrapartida, houve uma regressão de 0,9% em comparação ao trimestre no mesmo período do ano passado.

Um outro destaque pode ser dado à tendência de melhorias na percepção dos trabalhadores sobre o futuro, especialmente daqueles que se empenham para a reinserção no mercado de trabalho. No mês de agosto, por exemplo, a confiança deles no mercado e na economia, era de 46,5 pontos, patamar que agora passou para 47,3.

De acordo com o diretor-geral da Robert Half para a América do Sul, Fernando Mantovani, “os resultados refletem o movimento de importantes indicadores econômicos, como o PIB do terceiro trimestre, a alta na inflação e a taxa de juros, que voltou a subir”.

Confira a seguir a tabela de pontos sobre a confiança dos profissionais no mercado de trabalho:

Momento Situação atual Próximos seis meses
Novembro de 2020 30,2 51,7
Janeiro de 2021 33,3 51,4
Maio de 2021 30,7 49,7
Agosto de 2021 34,3 50,9
Novembro de 2021 34,1 48,6

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.