Governo do Alagoas oferece 1,2 mil vagas de estágio em diversas áreas

Programa Pontapé oferece vagas de estágio no estado de Alagoas. São mais de mil oportunidades voltadas aos estudantes de nível superior que atuarão em várias áreas; saiba mais.

Governo do Alagoas oferece 1,2 mil vagas de estágio em diversas áreas
Governo do Alagoas oferece 1,2 mil vagas de estágio em diversas áreas (Imagem: FDR)

O Governo do Estado de alagoas deu início ontem ao Programa Pontapé, uma oportunidade de estágio para os estudantes a partir do segundo ano de cursos de graduação.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Secretaria da Educação (Seduc).

Logo em seu lançamento em maio o programa já recebeu o selo Um Milhão de Oportunidades (1MiO) concedido pela ONU.

“O Pontapé vem justamente nesse momento de desemprego e de diminuição da renda. Temos uma urgência de gerar oportunidades agora e contamos com a maior geração de jovens da história, são mais de 48 milhões de pessoas no Brasil com idade entre 10 e 24 anos. Precisamos virar esse jogo para o desenvolvimento do país e aproveitar a potência dessa juventude. Estaremos juntos para somar nessa missão”, pontuou Gustavo Heidrich, oficial do UNICEF no Brasil para a iniciativa Um Milhão de Oportunidades

Programa Pontapé

A ideia central dessa iniciativa é abrir portas de estágios não obrigatórios e remunerados em órgãos públicos para estudantes de nível superior.

Os estagiários selecionados atuarão por 30 horas semanais (6 diárias) pelo período de dois anos.

A seleção vai acontecer de forma totalmente virtual e os inscritos serão avaliados através do seu coeficiente de rendimento, ou seja, as suas médias alcançadas durante o curso.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 40% para estudantes que fizeram o ensino médio em instituição pública ou como bolsistas integrais em instituições particulares;
  • 40% para estudantes inscritos no CadÚnico;
  • 10% para pessoas com deficiência (PcD);
  • 10% para ampla concorrência.

Todos os estagiários terão direito a um salário e auxilio transporte durante todo o tempo de duração do estágio.

“Os estagiários vão receber um salário mínimo e também auxílio transporte. Com isso, vamos garantir não só o apoio às políticas públicas do governo, mas também a oportunidade de empregabilidade a esse público que hoje cursa, com todas as dificuldades da pandemia, o nível superior. É uma entrega importante para a população e que temos muito orgulho de viabilizar”, pontuou o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

Inscrições nas vagas de estágio do Governo de Alagoas

Os universitários interessados devem se inscrever até 14 de janeiro de 2022 através do site Pontapé.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.