Pular para o conteúdo

O que o brasileiro pesquisa sobre investimentos? Confira quais foram os termos mais pesquisados em 2021

Pontos-chave
  • Brasileiros se mostraram mais interessados em Investimentos em 2021
  • Renda fixa se destaca no cenário atual
  • Termo Selic disparou após reunião do Copom

Durante este ano, termos relativos ao mundo dos investimentos ficaram entre os mais procurados no site de pesquisas Google pelos brasileiros. Um levantamento feito pela plataforma especialmente para o E-Investidor, revelou que termos como “Investimento CDB”, “Investimento Renda Fixa” e “Investimento Tesouro Direto”, ficaram em evidência em 2021.

Este levantamento engloba os assuntos e termos mais procuradas no período. Sendo assim, eles foram os que mais cresceram ou que permaneceram mais tempo em alta no Google durante 2021. 

Dentro da vertical finanças, a Selic foi o assunto mais popular dentro da plataforma do Google entre os dias 8 e 9 deste mês, logo após a última reunião do ano do Copom. Na ocasião, a taxa básica de juros foi elevada para 9,25%. Na data, as buscas pelo termo Selic mais que triplicaram e o interesse subiu 250%.

Destaques do Google em 2021 em investimentos

  1. Investimento CDB
  2. Investimento Renda Fixa
  3. Investimento Tesouro Direto
  4. Fundo de Investimento Imobiliário
  5. Investimento em ações

Ainda foi destacado pelo Google que pesquisas “como fica a poupança com a alta dos juros” teve um crescimento rápido após o aumento na Selic. Além disto, “como fica a poupança” cresceu +350%. “Rendimento poupança hoje” aumentou 60%. O crescimento destes termos indica um interesse dos brasileiros por aplicações mais conservadoras.

Em um cenário de inflação e juros em alta, é natural que o interesse pela renda fixa se sobressaia. 

Dúvidas dos brasileiros sobre a Selic

Pergunta Crescimento
O que significa o aumento da taxa Selic? Aumento repentino
Taxa Selic alta é bom? Aumento repentino
Onde investir com a alta da Selic? Aumento repentino
Como fica a poupança com a nova Selic? Aumento repentino
O que muda com o aumento da Selic? +400%
O que acontece com o aumento da taxa Selic? +200%
O que é a taxa Selic? +80%
O que significa Selic? +50%
Fonte: Google

Poupança: dúvidas mais buscadas 

Da mesma forma que outros investimentos considerados conservadores, a Poupança também se destacou. Confira as dúvidas mais buscadas:

Pergunta Crescimento
Como fica a poupança com a alta dos juros? Aumento repentino
Como fica a poupança com a nova taxa Selic? +500%
O que muda na poupança? +400%
A regra da poupança vai mudar? +400%
Como fica a poupança com a nova Selic? +350%
Como fica a poupança? +350%
Quanto rende 1000 reais na poupança? +160%
Como calcular o rendimento da poupança? +150%
Fonte: Google

 

2021, um ano que ficará marcado pelos juros e inflação em alta e pela volta do interesse por CDBs (Certificado de Depósito Bancário). A procura por este termo bateu recorde no Google.

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) corresponde a um título de renda fixa. É uma aplicação ofertada pelas instituições financeiras no Brasil com intuito de captar fundos para a própria operação.

O investidor deixa o seu dinheiro aplicado para uso do banco e, no dia do vencimento, que é estabelecido no momento da compra do título, ele recebe de volta o valor aplicado com acréscimo da taxa atrelada ao investimento.

Ele é tido como um investimento conservador e que possui rendimentos maiores que os da poupança. Existem três tipos de CDB, que se diferem em diversas características, como prazo, liquidez e risco: CDB prefixado, CDB pós-fixado e CDB híbrido.

PIB e investimentos

O PIB no vermelho deixa os investidores em alerta. A produção em ritmo menor prejudica vários setores e reflete ainda na participação de estrangeiros no Brasil. Na manhã de ontem, mesmo com a divulgação desde resultado negativo, o Ibovespa registrou alta de 1,40%.

Mesmo com o país passando por um momento de recessão técnica, com inflação em alta, agronegócio em um péssimo momento, entre outros fatores negativos, a carteira de investimentos deve permanecer pautada na diversificação e na cautela, segundo a chefe de departamento da Rico, Rachel de Sá.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.