IBGE abre 208,7 mil vagas para o Censo 2022; confira como se candidatar

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou quatro editais que, juntos, oferecem um total de 208.703 vagas. As vagas são distribuídas entre os cargos de recenseador, agentes e coordenadores censitários. 

Renda Fixa vs Variável: Qual a melhor opção para pequenos investimentos?

O candidato que tiver o interesse em concorrer a uma dessas vagas, deve se atentar ao dia e horário de cada prova, especialmente se deseja se candidatar a mais de um cargo. Por exemplo, nos cargos de agente censitário de administração e informática e coordenador censitário de área.

Os processos seletivos do IBGE para a seleção às vagas mencionadas acontecerão todos no mesmo dia e horário, das 13h às 17h. Portanto, não será possível que um mesmo candidato se inscreva para ambos os cargos. Por outro lado, as provas para agentes censitários municipais, supervisor e para recenseadores acontecerão em turnos distintos.

Na parte da manhã ocorrerá o processo seletivo para agente censitário, assim os candidatos terão a oportunidade de concorrer a ambos os cargos oferecidos pelo IBGE. No entanto, um outro ponto importante que deve ser observado é que, as vagas para os cargos de agente censitário municipal e agente censitário supervisor terão uma única inscrição.

Desta forma, ao candidato que conquistar a melhor classificação no concurso será oferecida a vaga de agente censitário municipal. Enquanto isso, os demais classificados terão a garantia de vagas para o cargo de agente censitário supervisor do IBGE. Veja a seguir a relação de todas as vagas disponíveis no concurso e quais os critérios de cada uma delas:

Agente Censitário de Administração e Informática

Coordenador Censitário de Área

Agente censitário municipal

Agente censitário supervisor

Recenseador

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile