Número do NIS: Onde consultar registro para acompanhar benefícios sociais?

Muitos cidadãos brasileiros necessitam de auxílios do Governo Federal para ter qualidade de vida. É por meio dos programas sociais, como Bolsa Família, Auxílio Brasil e outros, que várias pessoas de baixa renda conseguem sobreviver. Esses beneficiários são identificados por meio do Número do NIS.

Para ter acesso a todos esses benefícios do Governo Federal é necessário ter o Número do NIS (Número de Identificação Social). Esse número é uma segurança para que as fraudes e o uso indevido dos recursos públicos sejam minimizados.

Com o desenvolvimento dos programas de assistência social, o Governo Federal desenvolveu também um meio de entregar esses benefícios a quem precisa. Desse modo, para alguém ter direito aos benefícios oferecidos pelo Governo Federal, é preciso saber o Número do NIS.

Desse modo, os programas de assistência social são concedidos apenas para pessoas que se encaixam nos requisitos estabelecidos pelo governo. Por exemplo, famílias com baixa renda ou aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Caso a pessoa não tenha o Número do NIS, basta fazer seu cadastro social. A forma mais simples é ir até um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa, portando seus documentos pessoais e comprovantes de renda.

Existem diversas formas de encontrar seu Número do NIS. Uma dessas formas é consultar on-line. Acesse o site do Instituto Nacional da Seguridade Social (Meu INSS) para consultar essa informação. O procedimento é simples e você encontrará a informação em pouco tempo.

Já os beneficiários de programas sociais podem consultar o Número do NIS usando seu CPF através do site do Meu CadÚnico ou pelos aplicativos. O responsável pela família, no registro dos programas pode consultar o NIS de outros membros familiares.

Outra forma de conseguir o Número do NIS é comparecer a uma das unidades de apoio como o CRAS, levando os seus documentos. A consulta é realizada por meio do número de CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Além disso, o Número do NIS está presente em vários documentos, como na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), em algumas versões da Carteira de Identidade, assim como, nos cartões de benefício da Caixa Econômica Federal.

Onde consultar o Número do NIS?

  • CadÚnico: beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, podem consultar o NIS no aplicativo ou site Meu CadÚnico  usando o CPF e outros dados pessoais;
  • Cartão Cidadão: o número do NIS pode ser encontrado na parte frontal do Cartão Cidadão. Assim, note que a sequência numérica do NIS não inclui os dois dígitos do cartão no final (mais afastados).
  • Carteira de Trabalho: o número é a primeira que está disponível no topo da página inicial (que tem a foto). Nas versões antigas do documento impresso, geralmente, essa informação ficava em um cartão anexo à carteira de trabalho;
  • Extrato do FGTS: é possível descobrir o número do NIS/PIS apenas com o CPF.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.