Quanto vai custar a ceia de Natal? Valor do peru e pernil assustam brasileiros

Brasileiros devem substituir o pernil de natal mediante os reflexos da inflação. A cesta básica está cada vez mais cara no país, o que significa dizer que a ceia de natal deverá ser readaptada ou adiada para parte significativa da população. O preço das carnes se mantém em alta, trazendo como alternativa frango e porco.

A lista de compras para este Natal deve ser reduzida. O país vem registrando uma das maiores crises econômicas da década, de modo que a população tenha perdido seu poder de compra e venda na hora de fazer feira. Com a inflação em alta, os produtos estão todos mais caros.

O que cabe na lista para ceia de fim de ano?

Diante do encarecimento das carnes, as opções mais acessíveis até esse momento são o porco e o frango, que deverão virar os protagonistas do natal. O pernil suíno caiu em 1,27% nos últimos 12 meses, ganhando assim mais espaço nos supermercados.

Já outros alimentos como o peru e o bacalhau tendem a ser descartados, pois seus preços registraram constantes elevações, ficando inviáveis para parte dos consumidores.

Há redes de supermercado que estão vendendo os alimentos em kits, ofertando maiores descontos, como o Supermarket. A gerente da marca, Patrícia Bahia, explica que as ações promocionais incluem a carne de porco:

— Em 2021, compramos uma quantidade maior de porco, pois está mais barato que outros cortes de carne. Também compramos quantidade maior de aves natalinas, pois teremos mais festas de fim de ano e comemorações com o avanço da vacinação – disse ao jornal O Globo.

Redução das porções

Outra expectativa para esse fim de ano é a redução das porções. A população deverá pagar mais comprando menos. De acordo com os dados do Índice de Preços ao Consumidor – Disponibilidade Interna (IPC-DI) da Fundação Getulio Vargas, o lombo encareceu em 4,36% nos últimos 12 meses. Já o frango teve um reajuste de 24,28%.

O chester, por sua vez, subiu 33% em um ano, segundo levantamento da Universidade de Taubaté. Ainda de acordo com os levantamentos, no terceiro trimestre deste ano foi possível registrar um recorde no abate de suínos no país, chegando a 13,72 milhões de suínos, uma alta de 4,5% em relação ao período de abril a junho.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.