Prefeitura de Natal anuncia descontos no IPTU 2022 para pagamento à vista

A Prefeitura Municipal de Natal anunciou desconto para o pagamento antecipado do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana 2022 (IPTU 2022). O decreto foi publicado na última sexta-feira (10), no Diário Oficial do Município.

Prefeitura de Natal anuncia descontos no IPTU 2022 para pagamento à vista
Prefeitura de Natal anuncia descontos no IPTU 2022 para pagamento à vista (Imagem: montagem/FDR)

O desconto no IPTU 2022 será de 16% para o pagamento à vista, até o dia 20 de janeiro de 2022. Essa opção de pagamento é para os contribuintes em dia com o Fisco Municipal. O pagamento antecipado pode ser feito pelo site da Prefeitura Municipal de Natal.

O boleto será disponibilizado no dia 15 de dezembro pela prefeitura, no carnê de IPTU, Taxa de Lixo ou pelo Documento de Arrecadação Municipal disponibilizado pela internet. Os pagamentos poderão ser realizados por meio do PIX.

Nos Carnês ou Documentos de Arrecadação Municipal está disponível o QR-Code para pagamento via PIX. Os pagamentos podem ser realizados também por leitura de código de barras no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas ou Correspondentes Bancários.

O pagamento do IPTU, da Taxa de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação do Lixo e da Contribuição de Iluminação Pública (COSIP) poderá ser realizado em uma única parcela, sem acréscimo, até o vencimento. Já os inadimplentes terão até o dia 18 para se regularizarem.

O contribuinte que pagar em parcela única terá o desconto de 16% no IPTU. Mas também poderá pagar em 10 vezes, porém com acréscimo de 1% ao mês. Ressaltando que o desconto é apenas sobre o valor do IPTU e não inclui taxa de lixo ou iluminação pública.

A prefeitura informou que em 2022, em função da pandemia, além de serem emitidos pela internet, os carnês serão impressos. Incluindo o boleto do pagamento antecipado. Antes, o acesso ao boleto era exclusivamente pela internet.

Se o contribuinte não quiser fazer o pagamento antecipado do IPTU 2022, poderá pagar à vista na data do vencimento, sem acréscimo ou desconto. Poderá também pagar em 10 parcelas iguais com acréscimo de 1% ao mês, como dito anteriormente.

No caso do pagamento em 10 vezes, o cidadão terá duas datas de vencimento. A primeira data será no dia 21 de fevereiro, para os moradores das zona Sul e Leste. A segunda data será no dia 21 de março, para os da zona Norte e Oeste.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.