Resultado do Encceja foi divulgado na última sexta-feira, 10, os aprovados devem solicitar o certificado. Enquanto que aquelas pessoas que não foram aprovadas não precisam desanimar.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos acontece anualmente e serve para conceder o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio para pessoas que não concluíram essas etapas na idade certa.
Excepcionalmente o exame não aconteceu em 2020 por conta da pandemia, com isso as provas do ano passado foram aplicadas em agosto desse ano.
Posso fazer o Encceja de novo?
A participação do exame é voluntária e gratuita, com isso, é possível participar do Encceja quantas vezes forem necessárias, ou seja, não há limite de participações.
Inclusive, você pode fazer novamente, no ano seguinte, apenas as provas que foi reprovado.
Isso quer dizer que não é necessário fazer todas novamente, é possível juntar os desempenhos.
Nesse caso, o participante precisa assinalar durante a inscrição apenas as disciplinas que pretende fazer no exame, por outro lado, ele precisa se comprometer e não perder a prova.
Vantagens do Encceja
- Certificado equivalente à certificação de uma escola regular;
- Documento aceito para comprovação de conclusão em concursos e vestibulares de todo o país;
- O conteúdo cobrado é apenas da etapa em que o candidato está participando;
- Oportunidade de certificação “apenas” participando das provas e atingindo a nota mínima;
- Possibilidade de encontrar melhores oportunidades de trabalho.
Como se preparar para o Encceja?
Como os conteúdos são específicos da etapa que o candidato deseja a certificação, a preparação pode ser um pouco mais fácil do que para o Enem, por exemplo.
Para auxiliar os estudantes no momento de estudos, o INEP disponibilizou materiais específicos para cada área de cada etapa (fundamental e médio) e também as provas anteriores com gabaritos.
Todos esses materiais podem ser acessados através do site do INEP – Provas e Gabaritos.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.