Inscrições abertas para o Vestibular Indígena 2022 da Unicamp e Ufscar

Instituições se unem para realizar o vestibular Indígena 2022, essa é uma forma de aumentar o número de indígenas nas instituições. A inscrição é gratuita e pode ser feita até janeiro; saiba mais agora.

Inscrições abertas para o Vestibular Indígena 2022 da Unicamp e Ufscar
Inscrições abertas para o Vestibular Indígena 2022 da Unicamp e Ufscar (Imagem: FDR)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se uniram para realizar o Vestibular Indígena 2022.

Um dos aspectos bons dessa seleção é que os candidatos poderão escolher até dois cursos para concorrer.

E inclusive, poderão indicar um curso de cada instituição, aumentando as chances de ingresso no ensino superior.

A Comvest está muito orgulhosa de realizar e organizar este processo seletivo mais uma vez, e se sente desafiada em realizar uma excelente prova, porque, afinal de contas, nós estamos cumprindo o objetivo inicial deste vestibular, que é assegurar a diversidade e o ingresso dos estudantes indígenas nas nossas universidades públicas”, comentou o Diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

Vestibular Indígena 2022

Para a Universidade Estadual de Campinas a oferta é de 130 vagas em 69 cursos; enquanto que na Universidade Federal de São Carlos serão até duas vagas em 65 cursos.

Para participar é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Comprovar que pertence a uma das etnias indígenas do território brasileiro
  • Ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública, em escolas indígenas reconhecidas ou ter feito a certificação do ensino médio pelos exames oficiais, como o Encceja.

Os indígenas que serão contemplados com as vagas serão selecionados através de aplicação de prova.

Ela está marcada para 13 de março de 2022 e acontecerá nas cidades de Bauru (SP), Campinas (SP), Recife (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM), Manaus (AM) e Tabatinga (AM).

A prova é composta por 50 questões de múltipla e uma redação, distribuídas da seguinte forma: Linguagens e códigos (14 questões), Ciências da Natureza (12 questões), Matemática (12 questões), Ciências Humanas (12 questões).

Inscrições no vestibular indígena 2022

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 17h do dia 20 de janeiro através do site da Comvest.

Os aprovados deverão entregar documentos que comprovem pertencer a um dos povos indígenas do Brasil.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.