Auxílio Brasil em 2022: Como saber se vou receber o benefício?

Pontos-chave
  • Auxílio Brasil já começou a pagar a segunda parcela aos beneficiários;
  • Famílias em situação de pobreza e extrema pobreza que recebiam o Bolsa Família são o foco do Auxílio Brasil;
  • Caixa Econômica criou aplicativo para facilitar consultas sobre o benefício.

O Auxílio Brasil já iniciou os pagamentos da segunda parcela. Mas diante de tantas promessas quanto à ampliação do número de beneficiários, muitas pessoas ainda estão na esperança pela inclusão no programa, embora ainda não saibam se realmente têm direito ao benefício. 

Auxílio Brasil em 2022: Como saber se vou receber o benefício?
Auxílio Brasil em 2022: Como saber se vou receber o benefício? (Imagem: FDR)

Pensando em auxiliar essas pessoas, o portal FDR reuniu as principais informações relacionadas à elegibilidade ao Auxílio Brasil. Acompanhe conosco!

Quem tem direito ao Auxílio Brasil?

Conforme disposto na Medida Provisória (MP) recém editada pelo Governo Federal, o Auxílio Brasil é direcionado a famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. 

Por hora, o benefício é pago somente a quem já estava incluído no Bolsa Família até outubro de 2021, mês de referência ao último pagamento feito pelo programa. Porém, o processo de seleção priorizará as famílias identificadas no Cadastro Único (CadÚnico) nesta sequência:

Posteriormente serão selecionadas para o Auxílio Brasil as famílias com a menor renda:

Auxílio Brasil 2022: Cadastro, Valor, Calendário de Pagamentos e Consulta

Quem fica de fora do Auxílio Brasil?

Alguns fatores que podem deixar famílias de fora do Auxílio Brasil é a falta de atualização no CadÚnico, pois quem estiver com dados desatualizados há mais de dois anos não terá chance de inclusão no programa.

Para isso, é preciso procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo e regularizar a situação cadastral. 

Outro motivo que pode resultar na exclusão das famílias do programa é a renda mensal per capita de até meio salário mínimo, R$ 550, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos, R$ 3.300, em 2021. Assim que o piso nacional for reajustado, valerá a quantia vigente em 2022. 

A aquisição de um emprego com carteira assinada, recebimento de benefícios assistenciais e previdenciários que vão desde aposentadorias, pensões, seguro desemprego, auxílio doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e mais também impedem a inclusão na transferência de renda. Isso porque são consideradas como renda fixa. 

Composição do Auxílio Brasil

Na realidade, o Auxílio Brasil é composto por três benefícios principais. São eles:

Se os beneficiários do programa se enquadrarem nestes perfis, eles terão direito a receber um ou mais dos benefícios complementares a seguir:

Consulta do Auxílio Brasil

Milhões de brasileiros ainda estão na dúvida se terão a oportunidade de receber o Auxílio Brasil. Pensando nisso, a Caixa Econômica Federal (CEF) criou dois canais de atendimento direcionados à consulta sobre a elegibilidade ao programa.

Um deles é um aplicativo disponível para o sistema Android, o outro é uma linha telefônica através da Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania pelo número 121. 

Calendário do Auxílio Brasil

Tendo em vista que o orçamento do Auxílio Brasil permanece incerto, o Governo Federal definiu o cronograma de pagamento somente das duas primeiras parcelas. Veja a seguir, as próximas datas de pagamento:

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile