Você sabia? É possível pagar passagem de ônibus com cartão de crédito e débito

Em algumas cidades do Brasil, é possível pagar passagem de ônibus com cartão de crédito e débito. Essa realidade no setor de transporte é presenciada em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Recentemente, Goiânia passou a disponibilizar essa forma de pagamento para o transporte coletivo.

Desde a última quinta-feira (9), a população de Goiânia pode pagar a passagem da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) com cartão de crédito ou débito. O procedimento pode ser feito sem a necessidade de algum cadastro.

Ao apresentar o cartão nos validadores do Novo Sitpass, o cidadão que possui cartão da bandeira Visa, Mastercard e Elo poderá acessar a catraca dos ônibus ou terminais — e pagar via cartão.

O objetivo da prefeitura é de melhorar a tecnologia de serviço do usuário, facilitar e democratizar o acesso ao sistema. O novo sistema de bilhetagem foi implantado em janeiro deste ano.

Por meio desta novidade, a prefeitura poderá lidar melhor com a crise econômica enfrentada pelo setor de transporte público. O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, afirma que esta é mais uma etapa para melhoria no transporte coletivo goianiense.

Conforme ele, diante da facilidade de pagamento que a pessoa terá com a nova modalidade, será um atrativo para quem deixa de utilizar o transporte público pela dificuldade de conseguir a passagem.

Como é possível pagar passagem de ônibus com cartão de crédito e débito?

Em cada município que oferece essa forma de pagamento, os detalhes podem variar.

No caso de Goiânia, a funcionalidade está disponível para usuários que possuem cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo. O pagamento acontece diretamente nos validadores, por meio do cartão de crédito ou débito.

Para isso, basta aproximar o cartão no validador — de forma a liberar a catraca. Apesar disso, a escolha do tipo de pagamento é estabelecida previamente pelo banco de origem do cliente e emissor do cartão. Sendo assim, no momento de acessar o sistema, não é possível realizar essa escolha.

No intervalo de uma hora, um mesmo cartão poderá ser usado como novo meio de pagamento de acesso ao serviço no ônibus, por, até, duas vezes consecutivas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.