Resultado oficial do Encceja será publicado nesta segunda (13); saiba como acessar

Depois de muita espera, o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, terá o resultado oficial publicado nesta segunda-feira (13). 

publicidade
Resultado oficial do Encceja será publicado nesta segunda (13); saiba como acessar
Resultado oficial do Encceja será publicado nesta segunda (13); saiba como acessar (IMAGEM: FDR)

O exame que garante a certificação do Ensino Fundamental e Médio teve 474.079 de candidatos em todo país para a edição de 2020 e foi realizado no dia 29 de agosto de 2021, em 622 cidades brasileiras. 

O resultado do Encceja 2020, que em decorrência da pandemia da Covid-19 foi adiado por duas vezes, sairá já neste mês de dezembro, e pode ser acessado por meio do site do Inep. 

publicidade

O gabarito da prova realizada em agosto deste mesmo ano se encontra disponível desde setembro.

O Encceja

O exame é gratuito e realizado de forma voluntária para jovens e adultos que desejam completar os estudos.

Na prova os candidatos são avaliados nas diferentes áreas do conhecimento e o número de aprovados não possui limite. Aqueles que atingirem a pontuação mínima ganham o direito de obter o certificado que vale como diploma de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

 Ensino Fundamental:

A estrutura da prova do Ensino Fundamental consiste em 30 questões de ciências naturais e matemática, redação e mais 30 questões de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia.

Ensino Médio:

publicidade

A estrutura da prova do Ensino Médio consiste em 30 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, redação e mais 30 questões de linguagens e códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Certificação

Participantes que atingirem a pontuação de 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação garantem o certificado.

Para o candidato que tiver pontuação mínima necessária em uma das áreas e não for aprovado nas demais pode declarar proficiência, a declaração retira a necessidade da realização da disciplina na próxima tentativa na edição seguinte.

publicidade

O candidatos que obtiverem a nota mínima devem solicitar o certificado do Encceja 2020 nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. 

Até o ano de 2017, o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, poderia ser utilizado pelos candidatos que conseguissem uma nota mínima para retirada do diploma do Ensino Médio.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.