Lula confirma candidatura à presidência e fala em anistia das dívidas com FIES

Após ser inocentado de diversas acusações, Lula deve concorrer à Presidência em 2022. O ex-presidente e futuro candidato já fala de alguns dos seus projetos, incluindo o perdão de dívidas do FIES.

publicidade
Lula confirma candidatura à presidência e fala em anistia das dívidas com FIES
Lula confirma candidatura à presidência e fala em anistia das dívidas com FIES (Imagem: FDR)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem concedido bastante entrevistas, inclusive batendo recorde de acesso simultâneos em um podcast.

Durante o 9º Congresso da Força Sindical, em São Paulo, o ex-presidente, que já é considerado elegível após ser inocentado de acusações confirmou a sua candidatura à presidência em 2022 e deu mais detalhes sobre seu plano de governo.

publicidade

Anistia das dívidas com FIES

Criado na gestão de Fernando Henrique Cardoso, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa que tem ajudado bastante estudantes brasileiros a fazer um curso de nível superior.

Não existe na humanidade exemplo de país que se desenvolveu sem investir em educação”, afirmou Lula.

Infelizmente, o grande entrave do programa é o endividamento após a conclusão do curso. Que acabou aumentando durante a pandemia por conta das demissões em massa e a crise econômica.

Semanas atrás o Senador Rogério Carvalho apresentou uma proposta de perdão das dívidas com o FIES, ela teria sido elaborada a pedido de Lula. De acordo com Rogério, 1 milhão de estudantes estão inadimplentes com o programa.

Na proposta apresentada pelo Senador seriam perdoados os valores das parcelas e também os juros, multas e demais encargos financeiros e essa medida seria aplicada para todos os contratados firmados até 31 de dezembro de 2021.

Essa seria um dos principais pontos de trabalho do governo Lula para as eleições do próximo ano.

publicidade

Para o ex-presidente Lula, se o governo federal consegue perdoar as dívidas dos empresários, deveria oferecer meios de perdão também aos estudantes.

“Qual é o incômodo para o governo anistiar a dívida de jovens que não conseguiram pagar a universidade, se todo ano fazíamos Refis [Programa de Recuperação Fiscal] para anistiar os empresários que não pagavam seus impostos e a gente os perdoava? Um governo que sabe fazer tanto perdão para empresários, por que que não pode fazer uma vez na vida perdão para os estudantes que tomaram dinheiro emprestado para estudar?”, afirmou Lula semanas atrás.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.