Dicas para garantir compras de Natal seguras e sem cair em golpes

O Natal está chegando e as compras para a festa já começaram. No momento em que os brasileiros investem seu 13° salário nas compras extras, sejam elas em lojas virtuais ou em lojas físicas, é sempre importante estar atento para não cair em golpes e concluir sua lista de forma segura.

publicidade

Com a agitação no comércio e a pressa dos consumidores nesse momento corrido, os golpistas investem em armadilhas que podem trazer dor de cabeça e no bolso de quem não está atento.

Dicas e recomendações para garantir compras de Natal seguras

A Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, destaca dicas de como o consumidor pode evitar cair em golpes na hora das compras de Natal. Confira as dicas:

  • sites seguros: nas compras on-line é importante preferir sites conhecidos. Lembre-se sempre de checar se o endereço do site é o verdadeiro;
  • loja confiável: para saber se uma loja possui um bom histórico, uma dica importante é conferir os comentários dos clientes que já realizaram compras;
  • cuidado com links: atenção aos links enviados por Whatsapp e SMS pode ser algum tipo de golpe, é válido ressaltar ainda para que consumidores nunca clique em links que peçam sincronização, manutenção do token, app ou cadastro de banco;
  • formas de pagamento pelo e-commerce: de acordo com o Febraban lojas que oferecem poucas opções de pagamento podem ser suspeitas;
  • não compartilhe senhas: não compartilhar senhas com amigos e parentes por mensagem e e-mails;
  • desconfie de super descontos: promoções com valores muito diferentes do mercado merecem a sua desconfiança;
  • atenção na hora do pagamento na maquininha: em lojas físicas é importante que o consumidor passe seu cartão ao invés de entregá-lo a outra pessoa e sempre conferir o valor na tela antes de digitar a senha.
publicidade

A segurança nas compras em plataformas digitais

Os golpes para captar informações pessoais dos consumidores são cada vez mais comuns nas plataformas digitais.

“Ao longo deste ano, a Febraban e seus bancos associados investiram de maneira massiva em campanhas e ações de conscientização em seus canais de comunicação com os clientes para orientar toda a sociedade sobre como se conectar de forma segura no mundo cibernético. É preciso estar sempre atento, mas em épocas como o Natal, em que o volume de compras é muito maior, o cuidado tem que ser redobrado”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.