O Natal está chegando e as compras para a festa já começaram. No momento em que os brasileiros investem seu 13° salário nas compras extras, sejam elas em lojas virtuais ou em lojas físicas, é sempre importante estar atento para não cair em golpes e concluir sua lista de forma segura.
Com a agitação no comércio e a pressa dos consumidores nesse momento corrido, os golpistas investem em armadilhas que podem trazer dor de cabeça e no bolso de quem não está atento.
Dicas e recomendações para garantir compras de Natal seguras
A Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, destaca dicas de como o consumidor pode evitar cair em golpes na hora das compras de Natal. Confira as dicas:
- sites seguros: nas compras on-line é importante preferir sites conhecidos. Lembre-se sempre de checar se o endereço do site é o verdadeiro;
- loja confiável: para saber se uma loja possui um bom histórico, uma dica importante é conferir os comentários dos clientes que já realizaram compras;
- cuidado com links: atenção aos links enviados por Whatsapp e SMS pode ser algum tipo de golpe, é válido ressaltar ainda para que consumidores nunca clique em links que peçam sincronização, manutenção do token, app ou cadastro de banco;
- formas de pagamento pelo e-commerce: de acordo com o Febraban lojas que oferecem poucas opções de pagamento podem ser suspeitas;
- não compartilhe senhas: não compartilhar senhas com amigos e parentes por mensagem e e-mails;
- desconfie de super descontos: promoções com valores muito diferentes do mercado merecem a sua desconfiança;
- atenção na hora do pagamento na maquininha: em lojas físicas é importante que o consumidor passe seu cartão ao invés de entregá-lo a outra pessoa e sempre conferir o valor na tela antes de digitar a senha.
A segurança nas compras em plataformas digitais
Os golpes para captar informações pessoais dos consumidores são cada vez mais comuns nas plataformas digitais.
“Ao longo deste ano, a Febraban e seus bancos associados investiram de maneira massiva em campanhas e ações de conscientização em seus canais de comunicação com os clientes para orientar toda a sociedade sobre como se conectar de forma segura no mundo cibernético. É preciso estar sempre atento, mas em épocas como o Natal, em que o volume de compras é muito maior, o cuidado tem que ser redobrado”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.