Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022

Pagamento do IPVA tem calendário anunciado no Acre. Nessa semana, o governo do estado disponibilizou as datas para a prestação de contas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em 2022, a população poderá ter um desconto de 10% se aderir a cota única. Já o parcelamento poderá ser feito em até três vezes.

Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: FDR)
Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: FDR)

O fim do ano significa também a divulgação dos calendários do IPVA. Para quem reside no Acre, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) acaba de disponibilizar as datas de pagamento.

O primeiro boleto vence no fim de janeiro e o prazo máximo se encerra em março, para quem optar pela divisão da cobrança.

Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: FDR)
Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: Sefaz-AC)

Descontos e parcelamentos

Além do calendário, a Sefaz também informou como funcionará o pagamento. A cota única deverá ser quitada até o último dia de janeiro e irá garantir um desconto de 10% no valor total do imposto.

Porém, quem não tiver a quantia integral pode optar pelo parcelamento que se manterá entre janeiro e março, com o prazo de vencimento no fim de cada mês. Os boletos ficarão disponíveis em breve, pelo portal do Detran, para acessar basta informar o número do Renavan.

Há uma grande novidade. Pela primeira vez a população poderá utilizar o PIX para fazer o pagamento.

“Em relação à novidade do Pix, nosso estado foi o primeiro a implantar o Pix para o recebimento dos nossos tributos estaduais, isso facilita tanto para a Fazenda reconhecer esses pagamentos, como para o contribuinte, que pode fazer o pagamento por qualquer banco e conta que ele tiver”, informou o diretor de administração tributária da Sefaz, Clóvis Gomes.

A alíquota será a mesma aplicada desde 2002, o que significa uma taxação de 2% para veículos de passeio, caminhonetes e 1% para motocicletas, caminhões e ônibus.

Esse ano teve um fato atípico por conta de alguns problemas nas montadoras de veículos, que a oferta foi pouca e isso fez com que os veículos usados tivessem um aumento de preço grande. E o imposto é calculado sobre o valor do veículo, e como o valor do veículo aumentou em relação ao ano anterior, o IPVA vai ficar um pouco mais caro”, explicou.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.