Seleções do PROUNI, SISU e FIES devem acontecer no mês de fevereiro, mesmo mês em que o resultado do ENEM será divulgado. Programas oferece vagas em instituições de ensino superior.
Após a divulgação da data em que será publicado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021, os estudantes se questionaram se poderiam ou não utilizar a nota do exame no PROUNI, SISU e FIES.
Inicialmente se acreditou que os programas abririam o período de inscrição em janeiro.
O que inviabilizaria o uso do desempenho no Enem, que só terá o resultado disponível no em 11 de fevereiro de 2022.
Datas prováveis para o PROUNI, SISU e FIES
Os estudantes podem ficar um pouco mais tranquilos, ao menos os que fizeram o Enem 2021, pois, as datas prováveis para inscrições serão após a divulgação do resultado do exame.
Com isso, é provável que na seleção dos três programas seja possível utilizar a nota do Enem 2021; veja abaixo as datas:
- SiSU– 15 a 18 de fevereiro de 2022;
- ProUni– 22 a 25 de fevereiro de 2022;
- Fies– 01 a 04 de março de 2022.
Vale lembrar que ainda é necessário que uma publicação oficial seja feita com o cronograma completo.
Prouni
Concede bolsas de estudos (50% ou 100%) em instituições de ensino superior particulares. Nos últimos dias uma MP publicada pelo Presidente modificou o critério para inscrição.
Agora, quem fez todo o ensino médio na rede pública ou que fizeram o ensino médio em escola particular, como bolsista e também fora dessa condição poderão participar.
O que segue mantida é a renda familiar máxima de 3 salários mínimos. E a proibição da participação de quem possui diploma de nível superior não pode participar, exceto os professores da rede pública que podem ingressar em cursos de licenciatura.
SiSU
Esse é o único dos três programas que oferece vagas em instituições públicas, estaduais e federais. Para participar é necessário não ter zerado a redação do Enem, lembrando que geralmente é aceito apenas o último exame realizado.
No caso do SiSU, quem possui diploma de nível superior pode participar da seleção.
FIES
Nele, o estudante tem acesso ao financiamento do seu curso de graduação, mas só começa a quitar a dívida após a formatura.
Os critérios para participação são: ter feito o ENEM, a partir de 2010, não ter zerado a redação e atingido 450 pontos ou mais em cada área.
O estudante também precisa estar inserido em uma das faixas de renda atendidas pelo programa.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.