O abono vinculado à Bolsa Científica começou a ser pago nesta sexta-feira, 10. O programa Bolsa de Iniciação Científica Júnior é uma premiação direcionada aos estudantes que se destacaram em competições acadêmicas e científicas, neste caso, no decorrer de 2020.
Os destaques na Bolsa Científica no ano passado, terão direito a receber um benefício no valor de R$ 1 mil pago em cota única aos familiares dos estudantes.
Enquanto isso, os próprios alunos terão direito a receber 12 parcelas mensais no valor de R$ 100 cada, cujos repasses serão feitos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
De acordo com a pasta, a bolsa é um dos benefícios de emancipação vinculados ao Programa Auxílio Brasil. O objetivo é estimular as crianças e adolescentes a se dedicarem aos estudos e desenvolver o potencial em ciência.
Esta é uma das maneiras mais eficazes dos jovens contribuírem com melhorias para a integração ao ambiente escolar, sem falar no aumento da autoestima e profissionalização.
A atual liberação da Bolsa Científica contemplará 2.391 estudantes de 2.332 famílias incluídas no recém lançado Auxílio Brasil por todo o país. Os estudantes que se destacaram no ambiente escolar tiveram a oportunidade de conquistar medalhas de ouro, prata ou bronze em cinco olimpíadas credenciadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. São elas:
- Olimpíada Brasileira de Astronomia;
- Olimpíada Brasileira de Robótica;
- Olimpíada Internacional de Física e Cultura;
- Olimpíada Nacional de Ciências;
- Olimpíada Nacional de Aplicativos.
Na oportunidade, o ministro da Cidadania, João Roma, disse que “a Bolsa Auxílio de Iniciação Científica Júnior dá aos estudantes de famílias em situação de vulnerabilidade o incentivo para seguirem se destacando nos estudos, em busca de mais conhecimento e qualidade de vida”.
É importante explicar que a liberação da Bolsa de Iniciação Científica Júnior é anual e é destinada aos estudantes que compõem famílias beneficiárias do programa de transferência de renda no mês de referência da concessão.
Conforme estabelecido pela Portaria nº 719, de 2021, as famílias selecionadas receberão a quantia mencionada por meio de extrato bancário.
A Bolsa de Iniciação Científica Júnior foi regulamentada há algumas semanas por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU). O decreto acrescenta que “são consideradas aptas ao credenciamento as competições que tenham recebido apoio, de qualquer natureza, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, na edição realizada no período de referência considerado”.