Prorrogado o prazo para matrícula em cursos técnicos da rede estadual no Paraná

Interessados em um curso técnico gratuito no Paraná poderão fazer a matrícula até 15 de dezembro. A oferta da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte é para 27 cursos para o próximo ano.

publicidade
Prorrogado o prazo para matrícula em cursos técnicos da rede estadual no Paraná
Prorrogado o prazo para matrícula em cursos técnicos da rede estadual no Paraná (Imagem: FDR)

A Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed) prorrogou o prazo das pré-matrículas para os cursos técnicos profissionalizantes da rede estadual de ensino.

Com a mudança, os interessados poderão fazer matrícula até o dia 15 de dezembro de 2021, próxima quarta-feira.

publicidade

Cursos técnicos e Novo Ensino Médio

A oferta faz parte do Novo Itinerário do Ensino Médio que passa a ser válido em 2022; serão 27 opções de cursos técnicos integrados, disponíveis em 252 municípios do Paraná.

Com a mudança, os estudantes terão autonomia para escolher parte da grade curricular que desejam seguir; e contam também com o inclusive com novo componente curricular chamado Projeto de Vida.

Além disso, no próximo ano os cursos profissionalizantes técnicos passam de quatro para três anos.

A mudança feita pelo Ministério da Educação será válida em todo o território nacional, com ela os estudantes poderão trilhar o caminho que mais se sentirem confortáveis, preparando eles para a continuidade dos estudos.

Já que, nos cursos de graduação os estudantes acabam seguindo por áreas específicas.

Com essa opção os estudantes terão que cumprir uma porcentagem do currículo escolar que é comum a todo e acrescentarão aquelas áreas que mais têm afinidade.

publicidade

Para conferir a relação completa de cursos disponíveis em cada cidade, basta acessar o Documento.

Matrícula nos cursos técnicos gratuitos do Paraná

Poderão fazer os cursos os estudantes que estão saindo do 9º ano do ensino fundamental e indo para o ensino médio.

E, além desse público, quem já terminou o ensino médio e deseja um curso técnico subsequente. A matrícula é feita presencialmente em cada unidade responsável pela formação.

publicidade

Caso o estudante deseje uma consulta um pouco mais detalhada, de acordo com a região pretendida, ele poderá acessar o portal da Escola Digital e buscar a região no mapa.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.