Inep libera data de publicação oficial para o resultado do Encceja

Após muitas reclamações sobre a demora, o Inep informou a data de divulgação do resultado do Encceja realizado nesse ano. O resultado do exame deve ser publicado na próxima semana.

Há algumas semanas os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos vinham reclamando sobre a demora na divulgação do resultado do exame.

Agora, o INEP informou que o desempenho dos participantes vai estar disponível para consulta na próxima segunda-feira, 13.

Encceja 2020

O exame tem a função de conceder a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio para as pessoas que não terminaram essas etapas na idade certa; a participação é voluntária, ou seja, é necessário se inscrever.

O Encceja 2020 teve mais de 1,6 milhão de inscritos, dos quais 301.438 foram para certificação do ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.

No entanto, apenas 474.079 pessoas compareceram às provas, o que representa 29,5% dos inscritos.

As provas aconteceram, para as duas etapas, no dia 29 de agosto desse ano. Isso porque, assim como aconteceu com o Enem, as provas previstas para o ano passado não puderam ser realizadas devido à Covid-19.

Fui aprovado no Encceja, e agora?

O primeiro passo para saber se foi aprovado ou não é consultar o resultado, o que pode ser feito através do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos e seguir os passos abaixo:

  • Clicar em Acompanhar a Sua Inscrição;
  • Na página Gov.com, inserir o CPF e a senha, os mesmos dados usados durante o cadastro;
  • Selecionar a figura indicada no campo obrigatório
  • Clicar em enviar e pronto!

O resultado deve ser carregado na tela; caso você tenha sido aprovado, terá direito ao certificado de conclusão da etapa de educação que você fez a prova.

Mas, é importante lembrar que esse certificado não é emitido pelo INEP. Mas, sim pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Com isso, após a aprovação é necessário se dirigir até a unidade escolhida durante a inscrição.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.