Twitter vai começar a aceitar pagamentos em Bitcoin para os criadores de conteúdo

O recurso vai ser lançado de forma global para usuários do sistema operacional iOS a princípio, mas logo também estará disponível para quem faz uso de aparelhos Android e também para computadores.

Esse já era um rumor bem recorrente dentro da rede social, e recentemente, a rede social Twitter finalmente fez o anúncio oficial de que vai permitir que seus usuários possam pagar criadores de conteúdo dentro da rede social utilizando a moeda Bitcoin.

Twitter vai começar a aceitar pagamentos em Bitcoin para os criadores de conteúdo
Imagem Pixabay

Essa novidade vai fazer parte do serviço de gorjetas que foi lançado em maio de 2021, e traz por trás de sua criação a ideia de ajudar esses novos criadores a obterem recompensas dadas por seus seguidores, pelos conteúdos que foram produzidos.

Desde que o serviço de gorjetas foi lançado, os usuários podem fazer diversos pagamentos dentro desse serviço utilizando apenas moedas fiduciárias, como o real e o dólar, através de métodos de pagamento tradicionais, como o PayPal, por exemplo. A inserção de um método de pagamento como o Bitcoin faz com que esse serviço seja ainda mais atrativo.

Como os criadores vão receber o Bitcoin?

Para poder receber a criptomoeda, os criadores de conteúdo terão à sua disposição a integração da carteira Strike dentro da ferramenta de gorjeta. Essa carteira é um aplicativo que faz uso da rede Lighting Network, uma solução de segunda camada da criptomoeda que vai ajudar a acelerar toda a rede e também possui taxas bem menores do que a concorrência, de acordo com o immediate-edge.io.

O twitter também vai permitir que seus usuários adicionem dentro desse serviço suas próprias carteiras de criptomoeda, para que possam enviar e também receber gorjetas de forma mais prática e direta. A rede social não vai receber nenhum tipo de potencial percentual do valor enviado para os criadores, o que é uma  excelente notícia, principalmente para os criadores de conteúdo menos famosos.

Vale a pena lembrar também que o atual presidente do Twitter, Jack Dorsey, é um enorme entusiasta do mercado de criptomoedas e também da tecnologia blockchain, e principalmente do Bitcoin, de forma geral. Em julho de 2021 ele já havia dado diversas indicações sobre a possível inclusão dessa moeda dentro da plataforma, através do serviço de gorjetas.

Nesta ocasião, ele tinha afirmado que o Bitcoin também deveria ser utilizado em outros produtos da rede. O Twitter tem avançado bastante dentro do setor de criptos, e inclusive já soltou notícias de que um novo recurso está sendo testado.

Essa nova ferramenta vai permitir que usuários da plataforma autentiquem suas NFTs, e também possam exibir todos os seus tokens não fungíveis. Esses tokens estão presentes na rede social, mas ainda não existem muitos detalhes sobre como será o funcionamento dessa nova função.

Como essa mudança afeta as redes sociais

A inovação feita por parte do Twitter acaba tendo um severo efeito dentro da forma como as redes sociais vão se adaptar às criptomoedas, principalmente em questão de pagamentos e recebimentos. Por exemplo, caso você queira impulsionar algum tipo de anúncio, no futuro será possível fazer isso utilizando suas moedas virtuais.

Claro, tudo ainda está muito no começo, e ainda existe muita incerteza sobre como será o futuro do setor, mas é possível já traçar algumas análises com base no que se sabe até então. O principal problema é que nem todas as grandes empresas e indústrias concordam com a forma como os criptoativos funcionam, principalmente por conta de sua descentralização.

Inclusive, empresas como a Tesla, que defendia ferozmente o Bitcoin, decidiu simplesmente parar de aceitar a moeda como forma de pagamento em 2021, o que afetou o preço da moeda de forma severa. Entretanto, é impossível negar que cada vez mais pessoas estão criando interesse e entrando dentro desse setor, investindo em criptoativos para os mais diversos fins.

E a indústria, de forma geral – incluindo as redes sociais, não vão poder simplesmente ignorar o valor financeiro desse tipo de ativo. A iniciativa tomada pelo Twitter vai fazer uma grande diferença em um futuro próximo, e a verdade é que isso também abre precedente para que outras redes sociais, atuais e futuras, possam também inserir esse tipo de  mecanismo dentro de suas plataformas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!