Pagamento em cota única do IPVA RJ vai liberar desconto; descubra quanto!

Um decreto publicado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro (RJ) nesta segunda-feira, 6, concede um desconto de 3% para os proprietários de veículos que optarem pela cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022.

Pagamento em cota única do IPVA RJ vai liberar desconto; descubra quanto!
Pagamento em cota única do IPVA RJ vai liberar desconto; descubra quanto! (Imagem: FDR)

Para ter a oportunidade de efetuar o pagamento reduzido, é preciso adotar os acordos mencionados através do calendário de pagamentos do IPVA conforme publicado pelo governo estadual. 

De acordo com o cronograma, a cota única e a primeira parcela do IPVA de 2022 vencem no dia 21 de janeiro para os veículos com placa final 0. Por outro lado, os contribuintes que optarem pelo parcelamento poderão efetuar o pagamento do tributo em até três meses.

No entanto, eles não terão oportunidade de adquirir o desconto de 3% conforme direcionado à cota única com base no número final da placa do veículo. 

Vale lembrar que as normas abordadas pelo decreto assinado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, não são bem uma novidade, apenas a manutenção de uma prática de anos anteriores.

Portanto, também não houve nenhuma alteração nas alíquotas incidentes sobre o valor final do IPVA. Isso quer dizer que os percentuais são cobrados da seguinte maneira:

  • 1,5% para automóveis com até três anos de fabricação usados em locação;
  • 1% para caminhões, caminhões tratores e táxis;
  • 1,5% para veículos híbridos ou a GNV;
  • 2% para motocicletas, ciclomotores, triciclos, motonetas, ônibus e automóveis a álcool;
  • 3% para caminhões com capacidade para transportar até três pessoas;
  • 4% para automóveis de passeio e camionetas, inclusive a gasolina ou a diesel, com exceção dos utilitários. 

O IPVA 2022 do Rio de Janeiro deve ser pago através da Guia para Regularização de Débitos (GRD). A emissão é feita pelos sites da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, do Banco Bradesco ou do Portal do IPVA.

Lembrando que para emitir o documento é preciso informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Por fim, a quitação deve ser feita, exclusivamente, em dinheiro por meio de qualquer banco ou outra instituição financeira autorizada. 

Calendário de vencimentos do IPVA do Rio de Janeiro em 2022:

Final da Placa Cota única ou 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
0 21 de janeiro 21 de fevereiro 23 de março
1 24 de janeiro 23 de fevereiro 25 de março
2 25 de janeiro 24 de fevereiro 28 de março
3 26 de janeiro 25 de fevereiro 29 de março
4 27 de janeiro 3 de março 4 de abril
5 28 de janeiro  4 de março 5 de abril
6 31 de janeiro 7 de março 6 de abril
7 1 de fevereiro 8 de março 7 de abril
8 2 de fevereiro 9 de março 8 de abril
9 3 de fevereiro 10 de março 11 de abril

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.