Ministério da Saúde confirma edital com 21,5 mil vagas de emprego na área

Programa Médicos pelo Brasil vai oferecer mais de 21 mil vagas de emprego para profissionais que atuarão em todo o país. Os médicos contratados integrarão as equipes do SUS oferecendo atendimento gratuito em várias especialidades.

Ministério da Saúde confirma edital com 21,5 mil vagas de emprego na área
Ministério da Saúde confirma edital com 21,5 mil vagas de emprego na área (Imagem: FDR)

O Ministério da Saúde vai realizar um processo seletivo 21,5 mil vagas no Programa Médicos pelo Brasil, que vai substituir o Projeto Mais Médicos para o Brasil. Os profissionais vão reforçar o atendimento do SUS.

Vagas de emprego do Ministério da Saúde

A estimativa é de que o processo seletivo contemple ao todo 5.233 municípios brasileiros, ou seja, quase 94% do país.

A seleção já foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada, mas ainda terá o edital publicado, o que se espera que aconteça nesse mês.

Para receber os médicos selecionados nesse concurso é necessário que o gestor de saúde municipal faça a adesão ao Programa Médicos pelo Brasil.

E a nossa recomendação é que os gestores não percam essa oportunidade de levar saúde e a presença de médicos qualificados para atender com dignidade o cidadão”, diz o secretário de Atenção Primária da pasta, Raphael Câmara.

Programa Médicos pelo Brasil

Criado em 2019, o objetivo do programa é oferecer o atendimento médico em locais com alto índice de vulnerabilidade social; ele é resultado do trabalho do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação.

O orçamento previsto para o primeiro ano do projeto é de R$ 1,2 bilhão, esse valor deve custear principalmente as contratações.

Para estabelecer os municípios que serão atendidos o Ministério da Saúde fez uma classificação do território nacional em grau de prioridade.

O que aconteceu com base na classificação geográfica definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os médicos vão oferecer atendimento nas Unidades de Atenção Básica à Saúde. Uma das grandes vantagens do programa é a contribuição para a formação médica dos profissionais, o que acontece de forma prática, e a oferta de atendimento gratuito à população.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.